Marca Telefunken
Modelo Concertino-Stereo 2093
Ano 1959
País Alemanha
Caixa em Madeira
Altura 37,5 cm
País Alemanha
Número de série 775018
Válvulas 9Caixa em Madeira
Altura 37,5 cm
Largura 61 cm
Profundidade 27 cm
Peso 14,3 Kg
Bandas de ondas OM/MW, OC/SW, OL/LW, FMProfundidade 27 cm
Peso 14,3 Kg
Alimentação AC 110/240 Volt
É o primeiro Concertino com um amplificador estéreo incorporado. Esses rádios são capazes de exibir som estéreo de um gira-discos ou gravador de fita, mas não estão equipados para recepção FM estéreo. Em 1960, a Europa ainda transmitia em estéreo, na Alemanha só foi implementado em 1964.
Mostrador |
Comandos do lado esquerdo |
Comandos do lado direito |
Botões de selecção |
Modelo no painel frontal |
Vista lateral |
Interior |
Número de série |
1 x EABC80 |
1 x EC92 |
1 x ECC83 |
1 x ECC85 |
1 x ECH81 |
2 x ECL82 |
1 x EM84 |
1 x EF89 |
Service manual |
Esquema |
Esquema |
O TRANSÍSTOR
O nascimento do transístor iniciou a que será,
porventura, a maior revolução tecnológica do século XX. Não foi,
seguramente por acaso, que os três "heróis" da electrónica,
Bardeen, Brattain e Shockley, mereceram o Nobel da Física em 1956. Com
efeito, o desenvolvimento do transístor não contribuiu somente para a
construção de receptores de rádio muito mais pequenos, mais leves e
mais baratos, como também transformou a electrónica por completo.
O
transístor "passou" da rádio para a televisão.
O conhecimento adquirido
com o transístor permitiu o desenvolvimento de computadores mais
simples (do ponto de vista da electrónica) mas mais rápidos e potentes.
O transístor "chegou" aos automóveis (ainda que os circuitos eléctricos
principais dos carros usem relés em vez de transístores, mercê das
potências eléctricas exigidas). O transístor "chegou" a praticamente
tudo o que é electrónico.
Perguntar-se-á, mas, então, o que é
um transístor? Para melhor compreender o princípio de funcionamento de
um transístor, é útil saber que, do ponto de vista eléctrico, podemos
dividir os materiais existentes no mundo em 3 categorias:
- Bons condutores de electricidade: materiais que não oferecem grande resistência à passagem de corrente eléctrica. Exemplo: a maior parte dos metais (cobre, ouro, alumínio,etc).
- Maus condutores de electricidade: materiais que não permitem (ou dificultam muito) a passagem de corrente eléctrica. Exemplos: plástico, papel, etc.
- Semicondutores: materiais que não bons nem maus condutores. Permitem a passagem de corrente eléctrica dentro de certas condições. Alguns exemplos: silício, germânio, etc. Foi precisamente a descoberta dos materiais semicondutores o que permitiu a invenção do transístor.
- Como interruptor: um transístor pode funcionar como um interruptor (imagine um candeeiro que tenha em casa); fazendo uma analogia, imaginemos que em de se ter uma pessoa a ligar e a desligar o interruptor com os dedos, temos um sinal eléctrico que "dá ordens" ao transístor para abrir e fechar o "interruptor". Dando um exemplo, um transístor PNP ou NPN (tipos de transístores) tem 3 terminais, a saber: base, emissor e colector. A corrente eléctrica flui do emissor para o colector em função do sinal que entra na base. Não há sinal na base, não há corrente entre o emissor e o colector. Há corrente na base, há corrente entre o emissor e o colector.
- Como amplificador de sinal: se tivermos uma corrente fraca, como um sinal de rádio, podemos aumentar essa corrente. É o que permite termos rádio pequenos mas com altifalantes relativamente potentes.
"Regency TR-1" aberto, em exposição no "Deutsches Museum", como o nome sugere, um museu de ciência e tecnologia que está situado em Munique, na Alemanha (Wikipédia).
OUVIR RÁDIO SIM NA ONDA MÉDIA, o leitor que esteja na zona de Lisboa a ouvir a Rádio Sim na Onda Média, através dos 963 kHz Seixal, ou no Algarve através dos 891 kHz do emissor de Vilamoura, está a escutar o som de um velho emissor dos anos 80 que ainda trabalha a válvulas.
PREFERÊNCIAS DE AUDIÓFILOS, para aplicações de potência muito baixa, o transístor quase que matou a válvula... com raras e nobres excepções: alguns audiófilos preferem amplificadores de som a válvulas porque consideram que a distorção oferecida pelas válvulas é mais tolerável ao ouvido do que a distorção resultante do uso de transístores. Também alguns músicos utilizam amplificadores para os seus instrumentos eléctricos (guitarras, etc) a válvulas pela mesma razão.
ELVIRA FORTUNATO, licenciou-se em Engenharia Física e dos Materiais, doutorou-se em 1995 com distinção e louvor. É professora associada com agregação da Universidade Nova. É directora do Centro de Investigação de Materiais desde 1998. A wikipedia menciona-a como uma das inventoras da electrónica transparente. Recentemente ganhou uma bolsa de 2,25 milhões de euros – a mais avultada alguma vez atribuída a um português. O “seu” transístor de papel foi discutido na net por mais de cinco milhões de pessoas. Os principais jornais europeus debruçaram-se sobre as suas descobertas.
FRASES:
"Fazer transístores é como fazer bolos em casa."
Elvira Fortunato
Sem comentários:
Enviar um comentário