sexta-feira, 7 de março de 2014

Rádio RCA Victor modelo 96T4































Marca RCA Victor
Modelo 96T4
Ano 1939
País Estados Unidos da América

Número de série 07771

Válvulas 5
Caixa em Madeira
Altura 22,9 cm
Largura 30,5 cm
Profundidade 15,2 cm
Peso 5 Kg.

Bandas OM/MW, OC/SW


Fonte de alimentação AC/DC 105-125 Volt




Painel frontal em tecido em frente ao alto-falante

Mostrador e escala de ondas e frequências. Botões de selecção directa.
Botões: On/Off e Volume; Selecção de ondas e Sintonização.

Interior

Interior

Interior

Rádio por baixo, Modelo, Localização das válvulas e outra informação.

Número de série























1 x 6K7
1 x 6SA7
1 x 6SQ7
1 x 25L6
1 x 25Z6G








Edição de Fevereiro da revista Radio Today - Página 28
Edição de Fevereiro da revista Radio Today - Página 28



















































































VICTOR TALKING MACHINE CORPORATION (1901–1929)

Foi uma das primeiras gravadoras dos Estados Unidos, resultado da fusão da Berliner Gramophone (empresa do inventor do gramofone, Emil Berliner) com a Consolidated Talking Machine (de um parceiro de Berliner, Eldridge R. Johnson), ficando esta última com o controle das operações. Esta operação foi necessária devido a problemas com patentes que a Berliner Company enfrentava na competição com a Zonophone. A Victor foi uma das empresas líderes do mercado mundial de fonogramas até à grande depressão de 1929 que trouxe problemas ao sector e levou à sua fusão com a Radio Corporation of America, dando origem à RCA Victor.


RADIO CORPORATION OF AMERICA

Também conhecida como RCA, foi uma empresa norte-americana cuja fundação data de 1929, pioneira no sector das telecomunicações.
Em 1929, a RCA comprou a Victor Talking Machine Company, fundada em 1901, formando a RCA Victor, o mais antigo selo fonográfico da América. O selo era facilmente identificado pelo famoso logótipo de um cachorro, chamado "Nipper", que olha atentamente para uma concha acústica de um fonógrafo e escuta a chamada "Voz do Dono" - His Master's Voice.
A RCA Victor foi responsável pela mais famosa transacção comercial da história da música, quando, em 1955, adquiriu o contrato de exclusividade de Elvis Presley da Sun Records por 35 mil dólares. Outros artistas famosos incluem Enrico Caruso, Little Richard, Jefferson Airplane, David Bowie, Scorpions, The Main Ingredient, Avril Lavigne, Kesha, Adam Lambert, Christina Aguilera, Sam Cooke e Foo Fighters também foram exclusivos da RCA.
Em 1987, a RCA Victor foi vendida ao grupo alemão Bertelsmann, a BMG, passando a chamar-se BMG/Ariola (por um breve período em 1987 foi denominada RCA/Ariola) e mais tarde BMG. Em 2004, houve a fusão da BMG com a gravadora japonesa Sony Music, formando assim a Sony BMG. Em 2008, o grupo Bertelsmann vendeu sua parte à Sony Music, que rebatizou a Sony BMG apenas como Sony Music.


HIS MASTER'S VOICE (Trad.: A Voz do Dono)

Hoje normalmente abreviado para HMV, é uma marca registada famosa no negócio de música e por muitos anos era o nome de uma marca de uma grande gravadora. O nome foi cunhado em 1899 como o título de uma pintura do cachorro Nipper de Jack Russell Terrier que escuta um gramofone. Na pintura original, o cachorro estava escutando um fonógrafo de cilindro.











 






NIPPER (1884–1895)

Foi um cão que serviu como modelo para uma pintura intitulada His Master's Voice. Sua imagem foi a base para o logótipo cão e gramofone usado por vários selos fonográficos: Victor Talking Machine Company, Gramophone Company, Berliner Gramophone, His Master's Voice, HMV, EMI, RCA, RCA Victor, Victrola, Electrola, Bluebird, Zonophone, JVC and Deutsche Grammophon. 

Nasceu em 1884 em Bristol, Inglaterra, e morreu em Setembro de 1895. Era um cão cruzado, em que uma das partes seria provavelmente Jack Russell Terrier. Algumas fontes sugerem Fox Terrier, "parte Bull Terrier".
Ganhou o nome de Nipper (em português: alicate) porque costumava morder os traseiros dos visitantes de seu dono.
Nipper vivia com seu dono, Mark Henry Barraud, no Prince's Theatre, onde Barraud trabalhava como cenografista. Quando Barraud faleceu em 1887, seus irmãos Philip and Francis Barraud cuidaram do cão. Nipper morreu de causas naturais em 1895 e foi enterrado em Kingston upon Thames, na Clarence Street, um pequeno parque cercado por magnólias. Com o passar do tempo, na área foi construído o prédio do Lloyds Bank, que agora ocupa o lugar. No muro do banco, bem ao lado da entrada, há uma placa em homenagem a Nipper que permanece lá até hoje.
Em 10 de Março de 2010, uma pequena estrada perto do local de descanso de Nipper em Kingston upon Thames foi nomeada como Nipper Alley em homenagem ao seu residente.






Histórico:
- Criado em 2014-03-07
- Actualização 2017-09-24 - Imagens, especificações, outra informação e reformulação geral.

- Actualização 2018-03-01 - Novo formato.

Sem comentários:

Enviar um comentário