Marca Mediator
Modelo M287U04
Ano 1950
País Suiça
Válvulas 5
Caixa em Baquelite
Largura 17,5 cm
Profundidade 27 cm
Profundidade 27 cm
Peso
Bandas OM/MW, OC/SW, OL/LW
Fonte de alimentação AC 110; 127; 220 Volt
Total de 2 rádios do mesmo modelo, são apresentados por número de série.
|
Frente |
Mostrador |
Logotipo |
Traseira |
Interior |
Interior por baixo |
Modelo e número de série |
|
Frente |
Mostrador |
Logotipo |
Comando direito: Sintonização, selecção de bandas |
Traseira |
Modelo e número de série |
1 x UAF42 |
1 x UBC41 |
1 x UCH42 |
1 x UL41 |
1 x UY41 |
Apesar de ser um leigo na matéria, ao desmontar e fotografar este rádio não pude deixar de reparar na sua semelhança ao nível de caixa, chassis e arquitectura com os modelos Philips da época.
Movido pela curiosidade comecei a pesquisar e confirmei a minha suspeita, a Mediator era uma marca registada da Philips em La Chaux-de-Fonds na Suíça.
Desde o início do fabrico de rádios da Philips na Suíça que produzia também sob a marca Mediator para venda pela empresa Medialux AG, Zurich. O fabrico de rádios acabou em 1955 e de TV em Janeiro de 1973.
O RÁDIO NA ALEMANHA NAZI
Todo o poder que o governo nazi tinha sobre seu povo devia-se a uma máquina de propaganda que tinha a capacidade de convencer todos de que tudo o que se fazia era certo e/ou correcto.
A campanha de propaganda montada incluía a impossibilidade do cidadão comum saber o que se passava fora das fronteiras nazis, assim como a utilização de meios que cancelavam quaisquer tipos de informações externas que pudessem afectar os objectivos daquele governo.
Hitler empenhou-se em criar coisas que fossem específicas para uso do povo alemão, como o “carro do povo” que deu origem ao conhecido Volkswagen, e da mesma forma tratou de desenvolver receptores de rádio que pudessem levar a todos os lares alemães a sua propaganda, sem conseguirem por outro lado sintonizar com facilidade sinais que viessem de fora.
Tudo começou em 1933 quando Hitler se tornou Chanceler da Alemanha e iniciou um trabalho de radiodifusão de propaganda organizado pelo Ministro do Interior. Assim, em Abril de 1933, engenheiros do Heinrich Hertz Institute, sob o comando do professor Leithäuser, mapearam toda a Alemanha, analisando as intensidades de campo em cada local, chegando à conclusão que bastava um receptor muito simples para se ter a cobertura de todo o território com estações localizadas, e esses receptores teriam dificuldades em receber qualquer sinal que viesse de fora.
Surgiu, então, o conceito de um receptor popular (volksempfänger em alemão) que poderia ser fabricado em massa e distribuído para toda a população.
Tudo isso foi acompanhado de severas leis que proibiam todos de sintonizarem qualquer emissora estrangeira. As punições para esses casos iam de 5 anos de prisão à pena de morte.
Receptor VR301 |
Frase da propaganda ao rádio em 1936
"Todos os alemães ouvem o Führer no rádio do povo".
Histórico:
- Criado em 2014-03-26
- Actualização 2017-10-08 - Imagens, especificações, outra informação e reformulação geral.
- Actualização 2018-01-22 - Novo formato.
Sem comentários:
Enviar um comentário