quarta-feira, 12 de março de 2014

Rádio Schaub modelo Goldsuper W30K-3D






Marca Schaub
Modelo Goldsuper W30K-3D (type 3123)

Ano 1955
País Alemanha

Número de série 331909

Válvulas 7
Caixa em Madeira
Altura 34 cm 
Largura 55 cm
Profundidade 24 cm
Peso 9 Kg.

Bandas OM/MWOC/SW, FM/UKW

Fonte de alimentação AC 110-220 Volt

Tem tomada de entrada para amplificar o sinal de Gira-discos.





Vista lateral

Painel frontal em tecido e "olho mágico"

Escala de bandas e frequências

Botões à direita: Controlo de agudos e Volume
Botões à esquerda: Controlo de graves e Sintonização

Teclas de selecção de bandas, desligar e ligar, ligação de outros periférios

Traseira

Interior

Interior

Interior

Modelo, Informação sobre voltagem e Posicionamento das válvulas

Número de série




























1 x EABC80
1 x ECC85
1 x ECH81
1 x EF93
1 x EL84
1 x EM85
1 x EZ80













Esquema


HISTÓRIA DA RÁDIO: ALGUNS DOS PIONEIROS NO MUNDO DA RÁDIO


Dr. Oliver Heaviside 1850-1925

Nascido em 13 de Março de 1850 em Londres, o seu nome está ligado à teoria que apresentou da existência de uma capa ionizada permanente na parte superior da atmosfera, capaz de reflectir as ondas electromagnéticas, permitindo a propagação dos sinais de rádio ao redor do mundo.


Joseph Henry 1797-1878

Nasceu em Albany, Nova Iorque, e frequentou a Academia de Albany – embora a sua educação primária e secundária seja convencional. Ao ler um livro popular sobre ciências, ficou encantado e determinado a seguir carreira nessa área começando a estudar para entrar na Academia.
Físico norte-americano, cuja obra mais importante foi o estudo do electromagnetismo, Joseph Henry descobriu o fenómeno da auto-indutância, que enunciou em 1832, trabalhando como director do Instituto Smithsonian de 1846 a 1878. As experiências de Henry com electroíman permitiram a Faraday e outros futuros pesquisadores, terem melhores ferramentas para os seus estudos. Melhorou o electroíman com o uso de fios separados, e é creditado por ter descoberto a resistência indutiva. De fato, a unidade de medida de resistência indutiva é o ‘ henry’, em sua honra. Henry também inventou um motor eléctrico em 1829, um telégrafo em 1831, e o relé em 1835, tendo trabalhado com transformadores e enrolamentos não indutivos.


Heinrich Hertz 1857-1894

Físico Alemão, Hertz nasceu em Hamburgo e frequentou a Universidade de Berlim. Em 1883 tornou-se instrutor na Universidade de Kiel – onde em primeiro lugar, estudou o trabalho de Maxwell. Maxwell tinha teorizado que os campos eléctricos na forma de ondas se propagavam à velocidade da luz em vez de instantaneamente. Para provar isto, Hertz efectuou uma série de experiências entre 1886 e 1889 envolvendo medições da força das oscilações em diferentes pontos ao longo de uma folha de zinco. Estas experiências confirmaram a existência de ondas, e que estas ondas agiam de forma idêntica à luz, com relação à refracção e polarização. Em resumo, Hertz tinha provado a teoria de Maxwell de que a luz era uma forma de radiação electromagnética. Desde então, em sua homenagem, dá-se o nome de ondas hertzianas. Hertz descobriu o efeito fotoeléctrico e investigou a natureza dos raios catódicos.

 
C.F. Jenkins 1868-1934

Nascido em Daytona ( USA ), foi precursor da televisão. Depois de inúmeros estudos e investigações, realizou a sua primeira transmissão de imagens em 1922, e publicamente em 1925 a uma distância de 13 Quilómetros.

 
Willian Thomson Kelvin 1824-1907

Nascido em Belfast, ingressou como estudante na Universidade de Glasgow com a idade de 10 anos e formou-se em 1845 aos 21 anos. As suas grandes invenções na telegrafia, o seu compasso magnético e aparelhos de sonda marinha tornaram-no famoso e rico.


A. E. Kennelly 1861-1939

Natural de Bombaim na India, estudou em diversas universidades da Inglaterra e América, formando-se físico e engenheiro. Foi auxiliar de Edison durante mais de 7 anos. Em 1902, foi nomeado professor da Universidade de Harvard, época em que deu a conhecer as suas teorias sobre a existência da camada “Kennelly-Heaviside”.


Glossário
  • Kennelly-Heaviside - A camada Kennelly-Heaviside, com o nome de Arthur E. Kennelly e Oliver Heaviside, também conhecida simplesmente como a camada Heaviside, é uma camada de gás ionizado que ocorre entre aproximadamente 90-150 km acima do solo - uma das várias camadas na ionosfera da Terra. Ela reflecte ondas de rádio de média frequência. Devido a essa camada reflexiva, as ondas de rádio irradiadas no céu podem retornar à Terra além do horizonte. Esta técnica de propagação "skywave" ou "skip" foi utilizada desde a década de 1920 para comunicação de rádio em longas distâncias, até distâncias intercontinentais. A propagação é afectada pela hora do dia. Durante o dia, o vento solar pressiona esta camada mais perto da Terra, limitando assim até onde ela pode reflectir ondas de rádio. Por outro lado, no lado da noite da Terra, o vento solar arrasta a ionosfera mais longe, aumentando assim o alcance que as ondas de rádio podem percorrer por reflexão, chamadas ondas de céu. A extensão do efeito é ainda mais influenciada pela estação e pela quantidade de actividade de manchas solares.
  • Ionosfera - Localiza-se entre 60 km e 1000 km de altitude e é composta de íons, plasma ionosférico e, devido à sua composição, reflecte ondas de rádio até aproximadamente 30 MHz.


Histórico:
- Criado em 2014-03-12
- Actualização 2017-09-30 - Imagens, destino e localização e reformulação geral.
- Actualização 2018-03-13 - Novo formato.
    

1 comentário:

  1. Gostei muito deste poste,seu radio e muito bonito,gostaria de mais detalhes sobre restauracao de radios antigos./ok
    ARLIMA/Sorocaba /SP

    ResponderEliminar