terça-feira, 11 de março de 2014

Rádio Philips modelo B3LN85U (II)



Marca Philips
Modelo B3LN85U
Ano 1958
País Portugal

Número de série 7739

Válvulas 6
Caixa em Baquelite
Altura 19,5 cm
Largura 32 cm
Profundidade 16 cm
Peso 3,5 Kg.

Bandas de ondas OM/MWOC1/SW1OC2/SW2

Fonte de alimentação AC/DC 110-127; 220 Volt



De acordo com informação encontrada em vários “sites”, alguns modelos de rádio Philips montados em Portugal sob licença na FAPAE (Portugal), eram modelos similares aos fabricados na Holanda referenciados com um X. Os modelos portugueses eram referenciados com duas letras L e N (LN), que significa Lisbon. Os mostradores e as indicações dos comandos eram escritos em português, assim como eram referenciadas as emissoras de rádio do país.
Conforme descrito, este modelo é “irmão” do modelo B3X85U fabricado na Holanda.


Este "amigo" não teve uma vida fácil conforme se pode comprovar pelas várias mazelas, marcas da sua vida atribulada. Eventualmente necessitaria de uma operação plástica, por outras palavras, uma caixa nova.



Mostrador e escalas de ondas; botões de controlo; teclas de selecção

Painel metálico à frente do alto-falante

Traseira

Interior

Modelo e número de série

Marcas da "vida" na parte de cima da caixa

Marcas da "vida" na parte lateral direita da caixa





































1 x UBC81
1 x UCH81
1 x UF89
1 x UL84
1 x UM80
1 x UY41





















Service manual




































Esquema


























Esquema
Esquema







AS “ONDAS GLOBAIS” FALAM ESPERANTO 

Capaz de atravessar qualquer fronteira, a rádio transformou-se, no início do século XX, no mais “global” dos meios de comunicação, pelo que foi “irmanada” com outra invenção então recente: o esperanto.

Criado em 1887 pelo médico polaco Ludovik Zamenhof, o esperanto, uma língua “artificial”, com sons e palavras comuns a todas as línguas europeias e regras gramaticais simples, teve um grande desenvolvimento nos anos vinte, pelo que muitos defensores desta língua nova pensaram em aumentar a sua difusão através da rádio. O primeiro programa em esperanto foi transmitido em 1922 por uma estação de New Jersey, a WYZ, mas a moda também se espalhou rapidamente pela Europa: em 1924 já se realizavam transmissões regulares em esperanto desde Praga, Genebra, Helsínquia e Paris. O êxito do conjunto rádio-esperanto durou até 1933, para depois diminuir em simultâneo com a crise da Sociedade das Nações. Ainda hoje algumas emissoras, entre elas a Rádio Vaticano, transmitem em esperanto.

Ludwik Zamenhof (1859-1917)

Foi um oftalmologista judeu, criador do esperanto, a língua artificial mais falada e bem sucedida no mundo. Seus idiomas nativos eram o russo, iídiche e polonês, mas também era fluente em alemão. Posteriormente aprendeu francês, latim, grego, hebraico e inglês além de se interessar por italiano, espanhol e lituano.
Zamenhof preferia ser chamado de o iniciador do Esperanto, pois ele considerava que havia dado apenas o passo inicial de um projecto maior, um projecto a ser desenvolvido por um conjunto grande de pessoas.

Tabela comparativa















Histórico:
- Criado em 2014-03-11
- Actualização 2018-02-11 - Imagens, especificações e reformulação geral. Novo formato.

Sem comentários:

Enviar um comentário