sexta-feira, 21 de março de 2014

Rádio Pilot modelo 295-B






















Marca Pilot
Modelo 295-B
Ano 1936
País Estados Unidos da América

Número de série 295011

Válvulas 7
Caixa em Madeira
Altura 50,8 cm
Largura 39,4 cm
Profundidade 28,6 cm
Peso 17,7 kg

Bandas de ondas OM/MWOC1/SW1OC2/SW2OL/LW

Fonte de alimentação AC 220; 240 Volt


Modelo de exportação, só era vendido fora dos Estados Unidos da América. No mercado interno era vendido como modelo Pilot 293-B, sem OL/LW.




Painel frontal em tecido em frente ao alto-falante, "olho mágico" no centro

Mostrador, escala de ondas e frequências

Botões de On/Off, Volume, Selecção de ondas, Sintonização
"olho mágico"



















 

Interior

Interior

Interior

Modelo e localização das válvulas

Número de série
















1 x 5W4
1 x 6A8
1 x 6F6
1 x 6G5
1 x 6K7
1 x 6Q7
1 x 6K7



































Esquema

Especificações
Publicidade Pilot em 1935
Publicidade Pilotno Brasil










AM e FM

Entre os anos 30 e 60, a rádio alcança enorme popularidade. As emissoras profissionalizaram-se e os transmissores e aparelhos receptores tornam-se cada vez mais potentes. Os progressos na amplificação permitem modular as correntes das emissoras (separar as ondas) e melhorar o som, evitando problemas de interferência. Com esses aprimoramentos, o rádio passa a difundir mais música.
Os avanços técnicos continuam durante a II Guerra Mundial, quando são utilizadas novas frequências de onda. Os primeiros emissores em frequência modulada (FM) são produzidos nos EUA, pela General Electric, em 1942. A emissão em FM permite uma recepção em alta-fidelidade (qualidade técnica), mas seu alcance é pequeno. Já a difusão em amplitude modulada (AM) tem longo alcance, mas algumas limitações de qualidade. Na emissão em AM, a frequência (ritmo) dos sinais não se altera, apenas a amplitude (alcance). Assim, os canais de AM, por exemplo, não permitem a transmissão dos tons mais altos de uma música, o que é possível pela FM, que utiliza altas frequências, menos concorridas no espaço. Entretanto, somente com o uso de satélite é que as emissoras de FM ganham meios de melhorar seu alcance. A transmissão via satélite é inaugurada em Dezembro de 1958, com o Score I, o primeiro satélite artificial de telecomunicações. A sua utilização representa o maior salto tecnológico da história da radiodifusão. Com ele, as emissoras podem difundir os seus programas com menos interferências e para qualquer parte do mundo.
As transmissões comerciais iniciam-se sete anos depois com o lançamento do Intelsat 1, da International Telecommunications Satellite Organization.

Satélite SCORE I

SCORE (Signal Communication by Orbiting Relay Equipment) foi um satélite artificial americano que é considerado o primeiro satélite de comunicações da história. Foi patrocinado pela DARPA e lançado em 18 de Dezembro de 1958 por um foguetão Atlas de Cabo Canaveral. Foi também o primeiro lançamento orbital bem-sucedido de um Atlas. Reentrou a atmosfera em 21 de Janeiro de 1959.

O satélite consistia no próprio Atlas lançado em órbita com um equipamento de comunicação integrado na tampa, demonstrando que é possível utilizar um sistema de comunicação baseado em satélites. Os equipamentos de comunicação consistiam em equipamentos comerciais do tipo usado pelo exército, com algumas modificações. Dois sistemas foram utilizados como redundância. O sistema usou quatro antenas, que passaram pelo corpo do foguetão, duas para a transmissão e duas para a recepção. O sistema poderia ser controlado a partir de quatro estações localizadas nos Estados Unidos (na Geórgia, Texas, Arizona e Califórnia).







Histórico:
- Criado em 2014-02-21
- Actualização 2017-10-06 - Imagens, especificações, outra informação, destino do rádio e reformulação geral.

- Actualização 2018-02-21.

1 comentário:

  1. Esse pilot é um dos poucos rádios de jeito nessa coleção

    ResponderEliminar