terça-feira, 4 de março de 2014

Rádio Philips modelo B4X76Z




















Mostrador

Botão esquerdo:
- Tonalidade
- Volume
Botão direito:    
- Sintonização

Botões de ON-OFF, Gira-Discos e selecção de ondas


Traseira

Interior

Interior















Marca Philips
Modelo B4X76Z
Ano 1957
País Holanda

Número de série PL1009

Válvulas 6
Caixa em Baquelite
Altura 26,2 cm
Largura 36,5 cm
Profundidade 20,1 cm
Peso 

Bandas de ondas OM/MWOC1/SW1OC2/SW2

Fonte de alimentação AC 90-220 Volt



Alguma da informação apresentada foi baseada no modelo B4LN76A (Philips Portugal), "irmão" do modelo cuja referência é B4X76Z.
Modelo e Número de série














































1 x EBC81
1 x ECH81
1 x EF89
1 x EL95
1 x EM80
1 x EZ80







Este modelo
B4X76Z foi fabricado na Polónia ou Holanda, este modelo também foi fabricado em Portugal com o modelo B4LN76A.











O CIRCUITO SUPERHETERODINO

Em 1930, o engenheiro norte-americano Edwin Howard Armstrong aplicou o método do circuito superheterodino, ainda hoje utilizado na maioria dos aparelhos receptores. Este método consiste em interferir no sinal de entrada com uma frequência gerada localmente no aparelho receptor, dando lugar a um sinal de frequência média. O principio é converter o sinal que se recebe num novo sinal com uma frequência fixa, independente da do sinal de entrada, cuja modulação se conserva não obstante. Trata-se de uma operação bastante comum em electrónica e baseia-se no principio do "produto analógico" de dois sinais, semelhante ao fenómeno musical dos acordes. Se dois sinais de rádio de frequências diferentes forem postos em condições de actuar sobre o mesmo elemento, geram uma série de harmónicos, entre eles a soma e a diferença das frequências iniciais. Para aplicar este principio são necessários dois sinais: um é o que recebe e o outro tem de ser produzido por um oscilador local apropriado.

Funcionamento em gráficos que mostram como funciona o superheterodino num receptor de rádio (fonte WikiPédia/Chetvorno):

  • Todo o eixo horizontal dos gráficos é a frequência f.
  • Os gráficos azuis representam a intensidade do sinal (tensão) em vários pontos do circuito.
  • Os gráficos vermelhos são as funções de transferência dos filtros; a largura da banda vermelha representa a fracção do sinal do gráfico acima que passa pelo filtro em várias frequências.
  • O gráfico superior mostra a tensão da antena aplicada ao receptor. É um composto de sinais (formas azuis) de vários transmissores de rádio em diferentes frequências. O sinal S1 é o sinal recebido pelo rádio. Cada sinal consiste na frequência portadora (linha vertical azul escuro) com bandas laterais em ambos os lados contendo a modulação (faixas azul claro). O sinal primeiro passa pelo filtro de RF. Seu objectivo é remover qualquer sinal como S2 na frequência da imagem, LO-IF, que de outra forma interferiria com o sinal recebido. 
  • O 3º gráfico mostra os sinais aplicados ao misturador, consistindo no sinal do oscilador local LO e nos quatro sinais de rádio. No mixer, o sinal LO bate com os quatro sinais, criando heterodinos na diferença entre a frequência do sinal e a frequência LO
  • O 4º gráfico mostra esses heterodinos.
  • O 5º gráfico o filtro IF selecciona a frequência do sinal desejado, S1 e filtra os outros, juntamente com produtos de modulação indesejados.
Edwin Howard Armstrong (1890-1954), foi um engenheiro americano e inventor. Inventou o processo de transmissão de sinais de rádio por frequência modulada - rádio FM. Inventou o circuito regenerativo patenteado em 1914, o circuito super regenerativo em 1922 e o receptor superheterodino em 1918. 

FRASES:
"Os Oradores seguem o universo e a rádio, as leis completas das pessoas".
Hart Crane





Histórico:
- Criado em 2014-03-04

- Actualização 2017-10-03 - Imagens, especificações, outra informação e reformulação geral.
- Actualização 2018-01-04 - Novo formato.

Sem comentários:

Enviar um comentário