quarta-feira, 26 de março de 2014

Rádio Philips modelo Philetta 50 BX295U (I)































Marca Philips
Modelo Philetta 50 BX295U
Ano 1950
País Holanda

Número de série E38313

Válvulas 5
Caixa em Baquelite
Altura 25 cm
Largura 21 cm
Profundidade 16 cm
Peso 3 Kg.

Bandas OM/MW, OC1/SW1, OC2/SW2

Fonte de alimentação AC/DC 117/220 Volt


Danos visíveis: O vidro da escala de ondas e frequências está partido e colado, está inteiro, tem impacto na estética.




Destino/Localização: Este nosso "amigo" já saiu da Casa Colecção, foi "adoptado", desde Outubro/2018 passou a residir na Cidade de Lisboa. 


Mostrador de bandas e frequências


Painel frontal em pano e material translucido.
Comandos Esquerda: On-Off e Volume <> Direita: Sintonização e selecção Ondas OM/AM, OC/SW 1-3
Traseira




























Interior
Interior por baixo
Modelo e número de série


























































































1 x UCH42
1 x UBC41
1 x UAF42
1 x UL41
1 x UY41












Service manual
Esquema
Esquema











Radio Londres

Radio Londres foi uma estação de rádio com transmissão de 1940 a 1944 pela BBC em Londres para a França ocupada pelos nazis. Todos os programas eram em francês e operada por franceses que escaparam da França ocupada. Serviu não apenas para combater a propaganda da Rádio Paris, controlada pelos alemães, e da Radiodifusão nacional do governo de Vichy, mas também para apelar aos franceses para se levantarem, bem como para enviar mensagens codificadas à Resistência Francesa.

Em 1940, a BBC abriu o seu estúdio para os primeiros membros da resistência que fugiram da ocupação francesa pela Alemanha. A Rádio Londres nasceu e tornou-se na companhia diária do povo francês durante quatro anos. Abria transmissão com: "Ici Londres! Les Français parlent aux Français ..." ("Isto é Londres! O francês falando ao francês ..."), que agora é uma citação muito famosa na França. Foi a voz das Forças Francesas Livres sob o comando de Charles de Gaulle, que, em 18 de Junho de 1940, fez o famoso apelo de 18 de Junho, convidando os seus compatriotas a resistir e a levantarem-se contra a ocupação.

Nestas transmissões da Grã-Bretanha, a Resistência Francesa encontrou uma voz que poderia ser ouvida no continente, servindo para combater as transmissões de propaganda nazi, percebendo o efeito negativo que teve durante a ocupação, os alemães rapidamente proibiram a escuta da Rádio Londres.


Rompendo com o estilo formal das rádios francesas, alguns jovens locutores (Jacques Duchesne, Jean Oberlé, Pierre Bourdan, Maurice Schumann e Pierre Dac) mudaram o tom com mensagens pessoais, esboços, músicas, piadas e publicidade em quadrinhos.
As transmissões começariam com "Antes de começarmos, por favor, ouçam algumas mensagens pessoais". Ficou claro para quase todos que eles eram mensagens codificadas, muitas vezes divertidas e completamente sem contexto. Mensagens representativas incluem "Jean tem um longo bigode" e "Há um incêndio na agência de seguros", cada um tendo algum significado para um certo grupo de resistência. Eles eram usados ​​principalmente para fornecer mensagens à resistência, mas também para agradecer aos seus agentes ou simplesmente para dar ao inimigo a impressão de que algo estava sendo preparado. Como estas mensagens estavam em código, não cifradas, os ocupantes não esperavam entendê-las sem um livro de códigos, de modo que tiveram que concentrar seus esforços na interferência das mensagens.


Desde o início de Junho de 1944, os aliados inundaram a rede com mensagens. Somente no dia 1º de Junho, mais de 200 mensagens foram enviadas, deixando claro para os ouvintes que algo estava em andamento. Embora em alguns lugares a interferência do Eixo fosse mais eficaz do que outras, o ruído de fundo e a estática não foram suficientes para abafar o som da 5ª Sinfonia de Beethoven, cujas quatro primeiras notas correspondem ao ponto-ponto-traço do Morse. código letra V para Vitória.

Pouco antes do desembarque do Dia D de 6 de Junho de 1944, a Rádio Londres transmitiu a primeira estrofe do poema de Paul Verlaine "Chanson d'automne" para informar a resistência que a invasão começaria dentro de 24 horas.


No final de 1944, com a vitória dos aliados em França, chegou o fim da Radio Londres.





Histórico:
- Criado em 2014-03-26
- Actualização 2017-10-01 - Imagens, especificações, outra informação e reformulação geral.

- Actualização 2018-10-10 - Reformulação e nova informação.

Sem comentários:

Enviar um comentário