domingo, 23 de fevereiro de 2014

Rádio SABA Meersburg Automatic 125 Stereo



Marca SABA
Modelo Meersburg Automatic 125
Ano 1961
País Alemanha

Número de série B24206

Válvulas 10 (2xEC92, ECH81, EF85, EABC80, 2xECL86, EABC80,ECL80,EM84)
Caixa em Madeira
Altura 39,5 cm
Largura 64 cm
Profundidade 29 cm
Peso 20,5 Kg.
Fonte de alimentação: AC/DC 110-220Volts

Bandas OL/LW, OM/MW, OC/SW, FM

Teclas: [On/Off] [Mono/Stereo] [Gira-discos/Pick-up] [OL/LW] [OM/AM] [FM] [Voice/Music]
Reprodução em Stereo: Pick-Up/Gira-Discos; Gravador de Bobines ou outro tipo;
Ligação adicional 2 colunas externas com opção de desconexão na traseira do rádio.

Um rádio enorme fabricado no início dos anos sessenta pela Saba, concepção e fabrico de nível superior, com quatro bandas, LW, MW, SW e FM.

Principais características:
- Automático (não funciona), ajuste de motor. Engrenagens de redução de fibra Antibacklash;
- Teclas iluminadas;
- Amplificador estéreo, quatro alto-falantes;
- Som superior, cheio de altos e baixos profundos;
- Somente estéreo com ligações auxiliares: Gira-Discos, Gravador ou Leitor de CD (Stereo RF foi introduzido na Alemanha apenas no ano 1963, só a partir desse ano os rádios com FM estéreo receberam uma opção de retrofit para o descodificador multiplex).


Mais abaixo como curiosidade, mostro como este rádio tem sido utilizado nos últimos anos como reprodutor de CDs, utilizando a ligação de gravador de bobines. Quantos rádios SABA estarão a funcionar agora no mundo com esta funcionalidade e objectivo, muito poucos ou pelo menos um. 


Destino/Localização: Este nosso "amigo" já saiu da Casa Colecção, foi "adoptado", desde Outubro/2018 passou a residir na cidade de Sines.



Painel frontal em madeira e tecido. São visíveis os 2 alto-falantes frontais.

Escala de bandas e frequências

Comando Grande Direita: Volume
Comando Pequeno Direita: Baixos

Comando Grande Esquerda: Sintonização
Comando Pequeno Esquerda: Graves/Agudos

Botões: [On/Off ; Mono/Stereo ; Gira-discos/Pick-up ; OL/LW ; OM/AM ; FM ; Voice/Music]

Vista lateral do rádio; Alto-falante lateral, nesta imagem o do lado direito.

Traseira

Interior

Interior, os alto-falantes do lado direito
Interior, os alto-falantes do lado esquerdo

Outras ligações externas: Coluna externa; Gira-discos; Gravador. Comando de Balanceamento do estéreo na traseira.

Ligação de antenas externas. Visível o posicionamento das válvulas.




Ligação de coluna externa de 5 Ohm; Interruptor de ligar/desligar coluna de 5 Ohm.

Ligação para 2 colunas externas; Outra ligação para gira-discos ou gravador.

Número de série
















2 x EC92
1 x EABC80
1 x ECL80
1 x ECH81 
1 x EM84
1 x EF85
1 x EABC80









 

2 x ECL86
















Este rádio tem sido utilizado nos últimos anos como reprodutor de CDs/DVDs, utilizando a ligação de gravador de bobines. Quantos rádios SABA estarão a funcionar agora no mundo com esta funcionalidade e objectivo, muito poucos ou pelo menos um.

Ligações na traseira do reprodutor de CDs/DVDs, utilizando a ligação de gravador de bobines.

Capa do Catálogo SABA de 1961/1962 onde se pode ver este rádio em conjunto com o modelo 11.

Catálogo SABA de 1961/1962 - Página 19 com o rádio

Esquema























 
BREVE HISTÓRIA DA MARCA E FABRICANTE SABA 

A SABA continua activa e a fabricar equipamentos, do seu site na web retirei os textos abaixo que foram alterados de modo a ficar um resumo da história da empresa fabricante (até à data do fabrico do rádio deste blog com posterior notas até ao futuro).

Em 1835, foi fundada a empresa SABA em Triberg (Floresta Negra/Alemanha) por Joseph Benedikt Schwer. Iniciou actividade como fabricante de relógios.

Em 1918, após a primeira grande guerra, a empresa transfere as suas atividades para a Villingen (Floresta Negra), a fim de começar a produzir novamente. O neto do fundador, Herman Schwer, inicia a fabricação de auscultadores de ouvido e partes de rádio, desenvolvendo uma gama completa de produtos, desde componentes de rádio e acessórios até receptores de rádio.

Em 1927, a Saba tornou-se um fabricante de receptores de rádio, tornou-se uma importante empresa na indústria de gravação e transmissão. Chegou a criar a sua própria gravadora antes de vendê-la alguns anos depois.

Em 1931, foi ano notável em termos de vendas, num único ano foram produzidas mais de 100.000 unidades do lendário Saba Radio Type S-35. A Saba apresenta pela primeira vez no mercado alto-falantes dinâmicos, que logo se tornaram um best seller.
A empresa continua a crescer e, alguns anos depois desenvolve o primeiro receptor de rádio do mundo com busca de programas de rádio e ajustes automáticos de ajuste fino em todas as larguras de banda. Rapidamente, a capacidade de produção diária excede 1.000 unidades por dia.

Em 1950, a Saba também começou a fabricar e comercializar frigorificos, incluindo o famoso modelo “Saba K 50”.

Em 1951, na “Feira de Consumo de Equipamentos Electrónicos de Consumo (FIA)” em Berlim, a Saba apresentou e demonstrou a sua primeira televisão.

Em 1960 e até 1970, para além de continuar a fabricar rádios e televisões, lançando vários modelos inovadores, os sucessos da Saba permitiram que a empresa também fabricasse gravadores de fita de áudio numa nova fábrica em Friedrichshafen.
A marca Saba foi e ainda é sinónimo de inovação em termos de tecnologia e materiais. Introduziu o grande projetor de tela de TV "Telerama" no mercado, e lançou o primeiro televisor de cores com controle remoto sem fio.

Em 1975, a Saba foi adquirida e tornou-se uma subsidiária 100% da empresa americana GTE International.

Na década de 1990, a Saba lançou uma nova gama de produtos concebidos pelo renomado designer Philippe Starck, incluindo “Jim Nature”, uma TV portátil de última geração, feita de madeira reciclável.

A partir dos anos 90 e até hoje, os produtos Saba são vendidos principalmente no mercado europeu, permitindo que gerações de famílias aproveitem os prazeres da tecnologia confiável a preços acessíveis.
Até ao presente, a área de desenvolvimento tornou possível direccionar novas necessidades e inspirar os padrões actuais de consumo.
Também contribuiu para inovações nos processos industriais, alguns dos quais ainda são essenciais hoje. Por exemplo, a Saba é a primeira empresa a introduzir um sistema de detecção de falhas que simplifica o serviço pós-venda.
A marca Saba está comprometida em atender às necessidades das famílias tradicionais e das famílias jovens preocupadas com o meio ambiente e a ecologia, além do forte gosto pelo design.

O novo logótipo





Histórico:
- Criado em 2014-02-23
- Actualização 2017-09-07 - Imagens, especificações, outra informação, destino do rádio e reformulação geral.

- Actualização 2018-10-17 - Nova informação.

Sem comentários:

Enviar um comentário