sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Rádio General Electric modelo X-257




Marca General Electric
Modelo X-257
Ano 1950
País Estados Unidos da América

Número de série 38321

Válvulas 5
Caixa em Baquelite
Altura 20 cm
Largura 33,5 cm
Profundidade 21 cm
Peso


Banda de ondas OM/MW, OC/SW


Fonte de alimentação AC/DC 110-240 Volt




Painel frontal em tecido

Mostrador com escala de ondas e frequências

Botões

Traseira

Interior

Etiqueta por baixo do rádio com modelo, posição das válvulas e voltagem.


Número de série






















1 x 35Z5GT
1 x 12SQ7
1 x 12SG7
1 x 12SA7
1 x 50L6GT



Posição e identificação das válvulas mais o balastro.












HISTÓRIA DA RÁDIO: ALGUNS DOS PIONEIROS DA RÁDIO


Greenleaf Whittier Pickard (1877-1956) 

Engenheiro electricista nascido em Portland ( Maine ) em 14 de Fevereiro de 1877. Estudou em Harvard e Massachussets, dedicando especial atenção à telegrafia e telefonia sem fios. Pickard descobriu e patenteou em 1907 um detector de ondas que chamou de “Detector de PERICKON”, ( PERfect pICK and CONtact ) baseado no emprego de certos cristais naturais como a galena, calcopirita, grafite, zincita, molibdenita, e também com outros cristais artificiais que possuem a propriedade de deixar passar as ondas electromagnéticas somente num sentido. A descoberta foi um grande avanço para a radio-recepção, pois até então, não havia sido possível obter resultados satisfatórios na recepção das ondas hertzianas, visto que o Cohesor de Branly que até então se empregava, possuía baixa sensibilidade e falta de fidelidade. Pickard registou mais de 100 patentes das suas invenções e a descoberta da sensibilidade dos cristais.


Alexander Stepanovitch Popov (1859-1906) 

Há mais de 100 anos atrás Alexander Popov, então com 36 anos, professor de física e engenharia eléctrica na Escola Naval de Fuzileiros Navais em Kronstadt, Rússia, projectou um rádio receptor que permitia receber sinais transmitidos por meio de ondas electromagnéticas. Nascido em Turinskiye Rudniki, Rússia, estudou em St Petersburg, retornando a St Petersburg como professor em 1901. Independentemente de Guglielmo Marconi, Popov é aclamado na Rússia como o inventor do telégrafo sem fios. Dedicou-se a estudar os fenómenos radio-eléctricos produzidos nas tormentas atmosféricas, o que levou à descoberta da “Antena”. Em 1896 (possivelmente em 1895) melhorou o receptor de Oliver Lodge adicionando um fio suspenso como uma antena, (Popov foi a primeira pessoa registada a adoptar este procedimento) e blindando as bobinas para neutralizar o efeito das faíscas nos transmissores.

No dia 7 de maio de 1895, transmitiu, recebeu e decifrou a primeira mensagem telegráfica sem fios com sucesso. O cientista russo Alexander Popov tinha enviado uma mensagem de um navio da Marinha russo distante 30 milhas no mar, para o seu laboratório em St. Petersburg, Rússia. Era um feito incrível, mas o mundo não tomou conhecimento. A intenção da Marinha russa era monopolizar esta tecnologia poderosa, incitando Popov a não dar qualquer notícia das suas descobertas. Considerado como um fantástico segredo de estado, Popov perde qualquer chance de fama mundial.



FRASES
"A rádio marca os minutos da vida, o jornal, as horas, o livro, os dias."
Jacques H. do Lacreitelle.


Histórico:
- Criado em 2014-02-12
- Actualização 2017-09-15 - Imagens, especificações e reformulação geral.
- Actualização 2018-03-18 - Novo formato. 

4 comentários:

  1. Boa noite, uma ótima homenagem a seu sogro; meus parabéns! Eu estou com um rádio igual que ganhei do meu avô funcionando perfeitamente, vc sabe o valor deste rádio?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, quanto ao valor, penso que qualquer valor acima de 120/130 euros será bom.

      Eliminar
  2. Estou com um rádio igual a esse! Vc sabe me dizer por favor o valor real dele? Obrigada desde já

    ResponderEliminar
  3. Hola estimados colegas.Soy restaurador,siento gran pasion por las antiguedades,mas carezco de recursos y mecanismos para devolver la vida a estos equipos.necesito el diagrama de radio general electric modelo x257 de 1949.lo veo en la red pero no lo puedo bajar.gracias salud,buena suerte.B consuegra.

    ResponderEliminar