quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Rádio Admiral modelo 6T04X-5A1















Mostrador

Traseira

Selecção de banda

Interior

Interior

Interior

Modelo e número de série












Marca Admiral
Modelo 6T04X-5A1
Ano 1946
País Estados Unidos da América

Número de série 256464

Válvulas 5
Caixa em Madeira
Altura 21 cm
Largura 29,5 cm
Profundidade 18,5 cm
Peso 

Bandas OM/MWOC/SW

Fonte de alimentação AC/DC 110-120 Volt

















































1 x 50L6
1 x 35Z5
1 x 12SQ7
1 x 12SK7
1 x 12A8G

















Service manual, especificações e esquemas

Service manual, especificações e esquemas














































































O MICROFONE

O microfone é um transdutor que converte o som em sinais eléctricos. Microfones são usados em muitas aplicações como telefones, gravadores, aparelhos auditivos, espectáculos e na transmissão de rádio e televisão.


O microfone não foi inventado pela radiofonia: já existia e era utilizado havia anos pelas comunicações telefónicas. Por isso, os primeiros microfones radiofónicos eram dispositivos eléctricos normais de carvão, adaptados para aumentar ligeiramente a sua potência.

A evolução da radiofonia conduziu a várias inovações tecnológicas, necessárias não só para dar força ao sinal mas também para reduzir ao mínimo possível os ruídos de fundo que prejudicavam a qualidade das transmissões. Uma das primeiras soluções adoptadas para este fim foi suspender o microfone do suporte ou braço mediante quatro molas, com o objectivo de amortecer as oscilações que poderiam criar interferências. Desta medida deriva a clássica forma "de pá" dos primeiros microfones, que só mais tarde adoptariam a forma dinâmica de "cone de gelado" que hoje é a que conhecemos melhor.
 

Podemos dizer que o microfone funciona de modo "inverso" ao alto-falante: enquanto o alto-falante recebe os sinais eléctricos de um amplificador e os converte em som (energia acústica), o microfone recebe os sons e os converte em energia eléctrica.

Para que possamos usar um microfone de maneira eficiente, deve ter algumas características:

  • Fidelidade, significa a capacidade do microfone em produzir um sinal eléctrico que tenha as mesmas características dos sons originais, ou seja, intensidade, frequência e forma de onda.
  • Sensibilidade, está relacionada com a capacidade que o microfone tem de trabalhar com sons muito fracos. Dependendo do uso, podemos ter microfones mais ou menos sensíveis.
  • Direcionabilidade, conforme a construção pode ter mais facilidade em captar os sons provenientes de determinadas direcções.





    Histórico:
    - Criado em 2014-02-27

    - Actualização 2017-10-02 - Imagens, especificações, outra informação e reformulação geral.
    - Actualização 2018-01-14 - Novo formato.

    Sem comentários:

    Enviar um comentário