sábado, 8 de fevereiro de 2014

Rádio Philips modelo B2LN67 U




Marca Philips
Modelo B2LN67 U/62
Ano 1956
País Portugal

Número de série 3168

Válvulas 5
Caixa em Baquelite
Altura 17,7 cm
Largura 31,2 cm
Profundidade 13,9 cm
AC/DC 110/220 volt

Bandas de ondas OM/MWOC/SW



Rádio recuperado e a trabalhar em perfeitas condições.

Este modelo foi fabricado em Portugal, é "irmão" do modelo B2X76U fabricado na Holanda. A escala do mostrador tem as estações de rádio portuguesas.



Escala
Traseira



Modelo e número de série
Interior













1 x UL84
1 x UF89
1 x UCH81
1 x UCH42
1 x UBC81
      



 








 

Service Manual - 1.ª página












Esquema
 
 
Ondas de rádio

As ondas de rádio foram inicialmente previstas pelo trabalho matemático feito em 1865 por James Clerk Maxwell. Maxwell reportou propriedades ondulatórias da luz e similaridades em observações eléctricas e magnéticas. Ele propôs equações que descrevem as ondas de luz e de rádio como ondas de electromagnetismo que viajam pelo espaço.
Em 1887, o alemão Heinrich Hertz demonstrou existência das ondas electromagnéticas de Maxwell gerando experimentalmente ondas de rádio no seu laboratório. A respeito das propriedades das ondas electromagnéticas, que Heinrich Rudolf Hertz passa a estudar, descobriu que a sua velocidade de propagação é igual à velocidade da luz no vácuo, que têm comportamento semelhante ao da luz, e que oscilam num plano que contém a direcção de propagação. Demonstrou também a refracção, a reflexão e a polarização das ondas.
Posteriormente, muitas invenções foram criadas, fazendo uso das ondas de rádio, para transmitir informação pelo espaço.
Tais ondas, que em 1887 foram chamadas de "ondas indutivas" ou "ondas aéreas" por Hertz, hoje são chamadas ondas hertzianas, em sua homenagem.

Heinrich Hertz (1857-1894), foi um físico alemão. Hertz demonstrou a existência da radiação electromagnética, criando aparelhos emissores e detectores de ondas de rádio.

Usos das ondas de rádio, em Radiocomunicações, Radioastronomia, Radar, Ressonância magnética nuclear, etc.


Radiocomunicações, embora se empregue a palavra rádio, as transmissões de televisão, rádio e telefone móvel estão incluídas nesta classe de emissões de radiofrequência. Outros usos são áudio, vídeo, radio-navegação, serviços de emergência e transmissão de dados por rádio digital, tanto no âmbito civil como militar, também são utilizadas por radio-amadores.

Receber sinais de rádio, de modo a receber sinais de rádio, por exemplo, de estações de rádio AM ou FM, deve ser utilizada uma antena de rádio. A antena irá captar centenas de sinais de rádio ao mesmo tempo, um sintonizador de rádio é necessário para sintonizar uma frequência em particular (ou uma faixa de frequência). Isso é tipicamente feito através de um ressonador (que, em sua forma mais simples, é um circuito com um condensador e um indutor). O ressonador é configurado para ressonar uma frequência em particular (ou uma banda de frequência), de modo a amplificar os sinais de rádio em tal frequência, e ignorar os demais sinais. Nesse contexto, é comum dividir as ondas hertzianas em faixas de frequência, que variam entre as frequências de 30 quilohertz (muito baixas) a 300 mil megahertz (extremamente altas). Essas bandas de frequências são classificadas em grupos, e estes grupos são comummente chamados por: onda curta, onda média e onda longa. Dentro destes segmentos, encontram-se as estações de radiodifusão, serviços de comunicação aérea, marítima, telegrafia etc.

FRASES:
"Não penso que as ondas de rádio que descobri vão ter alguma aplicação prática."
Heinrich Hertz




Histórico:
- Criado em 2014-02-08
- Actualização 2017-09-09 - Imagens e reformulação geral.

- Actualização 2018-01-02 - Novo formato.

1 comentário:

  1. Conheço bem este dom do Eng Claudino,pessoa que eu tive o prazer de ter como vizinho e amigo quase 50 anos.Pessoa de personalidade expectacular !!! <3 <3 <3
    Maria José

    ResponderEliminar