terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Rádio Philips modelo BX316U




Marca Philips
Modelo BX316U
Ano 1952
País Holanda

Número de série L31460E
 
Válvulas 5
Caixa em Baquelite
Altura 18 cm
Largura 28,5 cm
Profundidade 17 cm
Peso 2,7 Kg.


Bandas OM/MW, OC1/SW1, OC2/SW2

Fonte de alimentação AC/DC 110-220 Volt


Destino/Localização: Este rádio foi "adoptado", desde Junho/2018 passou a residir em Boston, Massachusetts, Estados Unidos da América.



Painel frontal em baquelite em frente ao alto-falante
Mostrador e escala de ondas e frequências

Botões, On/Off e Volume; Selecção de bandas, Sintonização

Traseira

Interior

Interior por baixo do chassis

Modelo e Número de série







1 x UY41
1 x UBC41
1 x UCH42
1 x UF41
1 x UL41





Service manual
Esquema

Esquema

Esquema









BREVE RETROSPECTIVA HISTÓRICA DA RÁDIO EM PORTUGAL.

De 1975 a 1985
 
Em 1975 o número de aparelhos de rádio no país ultrapassava 1 milhão e meio.


A partir de 1975 deixa de ser possível proceder ao recenseamento do número de aparelhos de rádio, porque foi abolido o licenciamento e as taxas de radiodifusão sonora de aparelhos radiorreceptores – que tinham sido criadas em 1957 – e instituiu uma nova taxa de radiodifusão sonora, cobrada mensalmente, aos consumidores domésticos, através das facturas de electricidade – que era actualizada periodicamente – vigorou até 2003, altura em que foi substituída pela contribuição para o audiovisual.


Em 1975 em pleno período da revolução, foram nacionalizadas as estações de rádio, incluindo o Rádio Clube Português, concentrando-as na EPR – Empresa Pública de Radiodifusão, com excepção da Rádio Renascença e de dois outros postos de pequena dimensão.


Entretanto, o Estado e a Igreja reforçam as suas posições no domínio da radiodifusão sonora. Em 1976, a Emissora Nacional e as restantes estações nacionalizadas adoptam a designação de RDP - Radiodifusão Portuguesa, E.P..


A Rádio Renascença ganha influência crescente, conseguindo mesmo aceder à onda curta, o que constituiu uma excepção no âmbito das estações privadas europeias.


Em 1977, na Conferência Administrativa Mundial de Radiocomunicações, o limite superior de banda destinada ao FM é estendido a 108 MHz, aumentando para cerca de 400 o número possível de emissores regionais/locais.


Em meados dos anos 80, dá-se o boom das rádios livres ou “rádios piratas”, uma série de estações que emergem num quadro de ausência de qualquer disciplina legal. “O sucesso destas estações adveio-lhes da novidade, da inexperiência, do imprevisto da comunicação, da linguagem popular que as aproximou definitivamente do grande público, ganhando uma força cada vez maior e captando o investimento publicitário. Outro factor do seu êxito residiu na abordagem dos problemas locais e regionais, muitas vezes ignorados pelas estações nacionais.


Na década de 80, a rádio atinge a sua maturidade como meio de comunicação de massa, num figurino onde coexistem estações licenciadas e estações “piratas” à espera de legalização.







Histórico:
- Criado em 2014-02-18
- Actualização 2017-09-18 - Imagens, especificações, outra informação, destino do rádio e reformulação geral.
- Actualização 2018-01-19 - Novo formato.

2 comentários:

  1. Bom dia

    Onde posso encontrar peças para um rádio idêntico que tenho?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, não o posso ajudar neste modelo, depende do material que pretende, o mais fácil serão as válvulas, bastará validar todas, se houver alguma com problema bastará substituir, se não resultar é mais difícil e eu não sou o especialista, talvez um dia.

      O meu sogro ia muitas vezes à Feira da Ladra comprar material e rádios avariados.

      Se estiver em Lisboa ou perto eu posso ajudar com a questão das válvulas, se não resultar, terá que tentar outra via.

      Eliminar