Marca Philips
Modelo 461U
Ano 1937
País Holanda
Número de série E 5628
Válvulas 5
Caixa em Baquelite
Altura 32 cm
Largura 48 cm
Profundidade 18 cm
Peso 10,3 Kg.
Bandas de ondas OM/MW, OC/SW, OL/LWProfundidade 18 cm
Peso 10,3 Kg.
Fonte de alimentação AC/DC 110-130 (C8); 200-220 (C9) Volt
Destino/Localização: Este rádio foi "adoptado", desde Fevereiro/2019 passou a residir em Lisboa.
Vista frontal |
Painel frontal em tecido |
Escala das bandas e frequências |
Comandos na direita: Comandos na esquerda:
Lateral – Tonalidade Lateral –
Selecção de bandas
Frontal –
On/Off, Volume
Frontal - Sintonização
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Traseira |
Interior, chassis diferente do "habitual" |
Pormenor do interior |
Modelo e Número de série |
1 x CY1 |
1 x CL4 |
1 x CBC1 |
1 x CF3 |
1 x CK1 |
Ao nível de características e não só, este modelo tem outros "irmãos" no universo do grupo Philips:
- Rádio Jura J 16 U
- Rádio Jura J 16 U /04
- Rádio Mediator M 43 U
- Rádio Mediator M 43 U /04
- Rádio Radiola RA 43 U
Rádio Radiola RA 43 U |
Tipo C8 para 200-220 Volt |
Tipo C9 para 110-130 Volt |
Service manual |
Esquema |
OS PRIMEIROS “TRUQUES” DA PUBLICIDADE RADIOFÓNICA
Nos Estados Unidos, nação por definição “liberal”, a publicidade radiofónica foi também submetida, desde os seus alvores, a importantes limitações legais: durante as transmissões não era permitido mencionar os patrocinadores nem se podia incitar explicitamente à compra de artigos. Mas havia sempre a possibilidade de iludir as leis.
Nos finais dos anos 1920, a NBC transmitia um programa cujo título, “The Cliquot Club Eskimos”, era também o nome da banda de seis músicos que tocavam banjo e que eram os seus protagonistas e ainda – curiosa casualidade – “Cliquot Club Ginger Ale” era o nome da bebida que patrocinava o programa: um refresco gaseificado, era o principal rival do “Canada Dry”. Clicquot (pronuncia-se "klee-ko") era o nome da mascote do menino esquimó representado nos anúncios e no produto. Claro que, na apresentação das actuações dos “Eskimos”, tudo eram alusões veladas à referida bebida. O tema esquimó era utilizado sempre que possível, os membros da banda usavam roupas de esquimó quando se apresentavam diante do público no estúdio, e cães latindo eram uma componente do tema de abertura. Ilustrações descreviam a banda tocando em cenários frios do Norte.
Outro exemplo é o da “Palmolive Radio Hour”: programa de concertos na rádio com a duração de uma hora, patrocinado pela Palmolive Soap e transmitida pela NBC de 9 de Dezembro de 1927 a 29 de Julho de 1931. A "Palmolive Musical Stock Company" (também conhecida como Palmolivers) oferecia uma mistura de jazz, melodias de espectáculos e selecções de ópera. O programa geralmente começava com um dueto de Frank Munn e da soprano Virginia Rea. Para chamar a atenção para o produto do patrocinador, eles não apareciam no programa com seus próprios nomes, “escolheram” para nomes das suas personagens radiofónicas “Paul Oliver” e “Olive Palmer”.
The Clicquot Club Eskimos
Exemplo de um excerto do programa: … após uma longa viagem de tirar o fôlego no Pólo Norte, os esquimós param num posto de gasolina para uma bebida - e que bebida? Só poderá ser Clicquot Club Ginger Ale - o ginger ale com seis meses de idade. Klee-ko é escrito C-L-I-C-Q-U-O-T. Você saberá pelo esquimó na garrafa. (Pausa leve.) Na terra dos esquimós, onde o vento frio tem um som próprio como um apito e um banjo é um instrumento de música, os esquimós soletram a melodia …
Palmolive Radio Hour
Histórico:
- Criado em 2014-02-23
- Actualização 2017-10-22 - Imagens, especificações, outra informação e reformulação geral.
- Actualização 2019-02-09 - Reformulação, imagens e conteúdo.
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