domingo, 23 de fevereiro de 2014

Rádio Philips modelo 461U



Marca Philips
Modelo 461U
Ano 1937
País Holanda

Número de série E 5628

Válvulas 5
Caixa em Baquelite
Altura 32 cm
Largura 48 cm
Profundidade 18 cm
Peso 10,3 Kg.

Bandas de ondas OM/MWOC/SWOL/LW

Fonte de alimentação AC/DC 110-130 (C8); 200-220 (C9) Volt


Destino/Localização: Este rádio foi "adoptado", desde Fevereiro/2019 passou a residir em Lisboa. 






Vista frontal

Painel frontal em tecido

Escala das bandas e frequências
Comandos na direita:                                                       Comandos na esquerda:
Lateral – Tonalidade                                                        Lateral – Selecção de bandas
Frontal – On/Off, Volume                                              Frontal - Sintonização
Traseira
Interior, chassis diferente do "habitual"
Pormenor do interior
Modelo e Número de série




1 x CY1
1 x CL4
1 x CBC1
1 x CF3
1 x CK1








Ao nível de características e não só, este modelo tem outros "irmãos" no universo do grupo Philips:
  • Rádio Jura J 16 U
  • Rádio Jura J 16 U /04
  • Rádio Mediator M 43 U
  • Rádio Mediator M 43 U /04
  • Rádio Radiola RA 43 U
Rádio Radiola RA 43 U


Tipo C8 para 200-220 Volt
Tipo C9 para 110-130 Volt




Service manual


Esquema










































OS PRIMEIROS “TRUQUES” DA PUBLICIDADE RADIOFÓNICA

Nos Estados Unidos, nação por definição “liberal”, a publicidade radiofónica foi também submetida, desde os seus alvores, a importantes limitações legais: durante as transmissões não era permitido mencionar os patrocinadores nem se podia incitar explicitamente à compra de artigos. Mas havia sempre a possibilidade de iludir as leis.

Nos finais dos anos 1920, a NBC transmitia um programa cujo título, “The Cliquot Club Eskimos”, era também o nome da banda de seis músicos que tocavam banjo e que eram os seus protagonistas e ainda – curiosa casualidade – “Cliquot Club Ginger Ale” era o nome da bebida que patrocinava o programa: um refresco gaseificado, era o principal rival do “Canada Dry”. Clicquot (pronuncia-se "klee-ko") era o nome da mascote do menino esquimó representado nos anúncios e no produto. Claro que, na apresentação das actuações dos “Eskimos”, tudo eram alusões veladas à referida bebida. O tema esquimó era utilizado sempre que possível, os membros da banda usavam roupas de esquimó quando se apresentavam diante do público no estúdio, e cães latindo eram uma componente do tema de abertura. Ilustrações descreviam a banda tocando em cenários frios do Norte.

Outro exemplo é o da “Palmolive Radio Hour”: programa de concertos na rádio com a duração de uma hora, patrocinado pela Palmolive Soap e transmitida pela NBC de 9 de Dezembro de 1927 a 29 de Julho de 1931. A "Palmolive Musical Stock Company" (também conhecida como Palmolivers) oferecia uma mistura de jazz, melodias de espectáculos e selecções de ópera. O programa geralmente começava com um dueto de Frank Munn e da soprano Virginia Rea. Para chamar a atenção para o produto do patrocinador, eles não apareciam no programa com seus próprios nomes, “escolheram” para nomes das suas personagens radiofónicas “Paul Oliver” e “Olive Palmer”.


The Clicquot Club Eskimos


Exemplo de um excerto do programa: … após uma longa viagem de tirar o fôlego no Pólo Norte, os esquimós param num posto de gasolina para uma bebida - e que bebida? Só poderá ser Clicquot Club Ginger Ale - o ginger ale com seis meses de idade. Klee-ko é escrito C-L-I-C-Q-U-O-T. Você saberá pelo esquimó na garrafa. (Pausa leve.) Na terra dos esquimós, onde o vento frio tem um som próprio como um apito e um banjo é um instrumento de música, os esquimós soletram a melodia … 


 



















Palmolive Radio Hour






Histórico:
- Criado em 2014-02-23
- Actualização 2017-10-22 - Imagens, especificações, outra informação e reformulação geral.

- Actualização 2019-02-09 - Reformulação, imagens e conteúdo.

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