domingo, 16 de fevereiro de 2014

Rádio Philips modelo BX446U





Marca Philips
Modelo BX446U
Ano 1956
País Holanda

Número de série 16317


Válvulas 6
Caixa em Baquelite
Altura 27,5 cm
Largura 37 cm
Profundidade 19,6 cm 
Peso 

Bandas OM/MW, OC1/SW1, OC2/SW2, OC3/SW3

Fonte de alimentação AC/DC 110-220 Volt



Painel frontal em baquelite

Mostrador e escala de ondas e frequências

Botões Esquerda - GRANDE: On/Off, Volume - PEQUENO: Tonalidade
Botões Direita -
GRANDE: Selecção de bandas e Gira-Discos - PEQUENO: Sintonização

Traseira

Interior

Selecção de voltagem

Modelo e Número de série































1 x DM71
1 x EBC81
1 x EF89
1 x UCH81
1 x UL84
1 x UY42


Service manual
Esquema

Esquema

Esquema

Esquema
 


HISTÓRIA DA RÁDIO: ALGUNS DOS PIONEIROS NO MUNDO DA RÁDIO


John Ambrose Fleming 1849-1945

Fleming nasceu em Lancaster, Inglaterra, estudou electricidade e matemática com James Clerk Maxwell. Ele trabalhou em várias companhias de iluminação eléctricas como conselheiro e engenheiro, foi consultor científico na Companhia de Marconi de 1899-1905. Além do trabalho teórico, era activo na aplicação prática das suas ideias. Fez melhorias em luminárias eléctricas, geradores, e muitas peças de aparelhos de radiotelegrafia.

Em 1881, entrou para a Edson Electric Light Company em Londres, onde trabalhou durante 10 anos. Grande inventor, estava intimamente ligado às experiências feitas por Marconi e era um dos responsáveis pela estação de Poldhu quando o cientista italiano fez a sua primeira transmissão através do canal da mancha.

Em 1904, enquanto procurava um detector melhor para os sinais de telegrafia sem fios, relembrou os trabalhos de Edison em 1880 – e o fenómeno conhecido como Efeito Edison. Construiu uma lâmpada com um cilindro de metal cercando o filamento, instalou arames para fora da lâmpada – descobrindo a célebre válvula díodo ( primeiro detector electrónico das ondas de rádio) . Esta válvula foi a primeira utilizada em rádio e é a origem de todas as utilizadas posteriormente. 
Publicou um grande número de trabalhos e pertenceu a numerosas sociedades científicas, recebendo várias medalhas da Real Sociedade de Ciências, mas foi a invenção da válvula electrónica que lhe trouxe fama. Faleceu em 1945 época em que o rádio já era uma instituição a nível mundial.



Lee De Forest 1873-1961

Nascido em Council Bluffs, Iowa, Lee Deforest fez a maior contribuição para a rádio e a electrónica com a invenção da válvula Triodo. Se Edson inventou a lâmpada de incandescência e Fleming a válvula de dois eléctrodos ( o díodo ) que foi um enorme avanço para a rádio, Lee de Forest fez o inimaginável ao introduzir o terceiro elemento na válvula de Fleming.
A rádio entrou numa nova era e a válvula nunca mais deixou de ser usada nem mesmo depois da introdução do transístor em 1947. A válvula de três ou mais eléctrodos continua a ser utilizada actualmente e assim continuará por muitos anos. Embora tenha inundado o seu escritório com patentes e ideias, só umas poucas entre mais de 300 patentes se revelaram importantes.

No inicio da rádio instalou muitos transmissores de radiofrequência sem fios, tornando-se um dos mais famosos entre as companhias existentes. Porém faltou compreensão empresarial, e foi enganado por vários sócios. Concentrou os seus esforços nas exibições de imagens em movimento nos anos 1920, reclamando que o campo da rádio e os seus subprodutos estavam a tornar-se muito concorridos. Anos depois, processaou outros inventores – nomeadamente Howard Armstrong – por suposta infracção às suas patentes. 



Charles D. Herrold 1875-1948

Nascido em Illinois, começou a trabalhar com transmissão de sinais sem fios em San José, Califórnia. Foi inventor, professor, e é por muitos considerado como sendo o ”Pai da Radiodifusão“. Herrold foi um dos primeiros pesquisadores a transmitir mensagens de voz na história da rádio, em 1909, a partir da ‘Faculdade Herrold de Engenharia e Telegrafia sem fio‘ em San José. Tinha um horário regular para transmitir os sinais entre 1909 e 1917, e reivindicou a utilização do termo ‘ Broadcasting’.
Em 1915, propagou ondas da rádio desde a Feira Mundial, a uma distância superior a 50 milhas, transmitindo notícias e música.





Histórico:
- Criado em 2014-02-16
- Actualização 2017-09-17 - Imagens, especificações e reformulação geral.
- Actualização 2018-03-11 - Novo formato. 

Sem comentários:

Enviar um comentário