terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Réplica de rádio III - Rádio D-MAIL modelo Classic 1936

Até agora o blogue tem sido dedicado a mostrar todos os rádios a válvulas e restantes equipamentos. Nos restantes equipamentos e eu nunca percebi porquê, estão incluídas réplicas de rádios antigos com transístores. Uma das grandes vantagens está no consumo de electricidade, uma ínfima parte de modelo correspondente a válvulas.


Réplica de rádio - Rádio com pernas em caixa de madeira






Marca D-MAIL - Wooden Antique Radio -
Modelo Classic 1936
Ano 1997
País Itália


Número de série

Transístores
Caixa em Madeira
Altura 27 cm
Altura com pernas 76 cm
Largura 36 cm
Profundidade 88 cm
Peso 4 kg

Bandas de ondas OM/MW, FM

Reprodutor/leitor de Cassetes

Fonte de alimentação AC 220; 240 Volt 


Alto-falante colocado por baixo do rádio.



NOTA: Se alguém conhecer o modelo original a partir desta réplica por favor deixe um comentário.



Vista de frente e lateral (leitor de cassetes).
Vista de cima

Vista de frente da caixa do rádio
Escala de ondas, selecção ondas e cassete, sintonizador, On/Off e Volume.
Pormenor
Leitor de cassetes











 

Traseira
Interior
 














Alto-falante por baixo do rádio










Não tenho informação disponível.









Manual


Manual

Manual
Esquema










HISTÓRIA DA RÁDIO: ALGUNS PIONEIROS NO MUNDO DA RÁDIO

P. Roberto Landell de Moura 1861-1928

Foi um padre católico, cientista e inventor brasileiro, predecessor de Marconi e de outros. Padre Roberto Landell de Moura, gaúcho, nascido em 21 de Janeiro de 1861.

Teve muitas dificuldades técnicas e financeiras para desenvolver suas pesquisas, trabalhou a maior parte do tempo sozinho e encontrou muita resistência e incredulidade por parte de autoridades e da população, o que impediu que seu reconhecimento em vida fosse mais amplo, mas em certas esferas sua estatura científica foi devidamente apreciada e sabe-se que rejeitou oportunidades de divulgar seus inventos. Assim, a ideia popular que se formou em torno dele como um perseguido, injustiçado e sofrido cientista enfrentando um mundo insensível e obscurantista, se tem uma parte de verdade, tem também seu lado de mito romântico. A sua biografia ainda tem muitas lacunas e do seu legado científico apenas parte foi estudado, havendo muita documentação manuscrita ainda por explorar. Seja como for, no Brasil já recebeu uma série de homenagens e reconhecimentos oficiais. É cidadão honorário da cidade de São Paulo, patrono da Ciência, da Tecnologia e da Inovação do município de Porto Alegre, patrono dos radio-amadores brasileiros, e em 2012, por decreto presidencial, seu nome foi inscrito no Livro dos Heróis da Pátria.
 

O padre-cientista, construiu diversos aparelhos que expôs ao público na capital Paulista em 1893, tais como:
  • Teleauxiofono - Telefonia com fio;
  • Caleofono - Telefonia com fio;
  • Anematófono - Telefonia sem fio;
  • Teletexto - Telegrafia fonética, sem fio, com o qual duas pessoas podem comunicar sem serem ouvidas por outras;
  • Edífono - Destinado a mitigar ou suavizar e depurar as vibrações parasitas da voz fonografada, reproduzindo-a ao natural.
Nesta ocasião, estabeleceu os princípios básicos em que se fundamentaria todo o progresso e a evolução das comunicações, tal como conhecemos hoje. As suas teses, firmadas antes de 1890, previram a “telegrafia sem fio”, a “radio-telefonia”, a “radiodifusão”, os “satélites de comunicações” e os “raios laser”.
No ano de 1900, enquanto o grande feito de Marconi não ultrapassava a distância de 24 quilómetros, o Padre Landell de Moura obtinha do governo brasileiro a carta patente n.º 3279, reconhecendo-lhe os méritos de pioneirismo científico, universal, na área das telecomunicações.
Em 1901, o Padre Landell de Moura, embarcou para os Estados Unidos e em fins de 1904, o The Patent Office at Washintong concedeu-lhe três cartas patentes: para o telégrafo sem fio, para o telefone sem fio e para o transmissor de ondas sonoras. Poderia considerar-se o Padre Landell de Moura o precursor nas transmissões de vozes e ruídos. As suas patentes demonstram isso.


Guglielmo Marconi 1874-1937

Provavelmente, o nome mais associado à invenção do rádio em todo o mundo, devido às suas descobertas no campo da transmissão e recepção de sinais sem fios. Nascido numa família muito próspera na Bolonha, Itália, Marconi cursou a Universidade de Griffone, abandonando-a para se dedicar às suas investigações sobre as ondas hertzianas.
É considerado o descobridor da telegrafia sem fios, por ter coordenado todos os esforços dos principais investigadores da época.
Em 1896, Marconi recebe na Inglaterra uma patente sobre ” Aparelho de transmissão de impulsos eléctricos e de sinais” no qual se utilizava o Excitador de Hertz, o Cohesor de Branly e a Antena de Popov.
Marconi recebeu uma infinidade de condecorações pelo seu incansável trabalho de investigação no campo das comunicações. Foi membro da maioria das entidades científicas e Presidente da Academia Real Italiana, tendo recebido o prémio Nobel de Física em 1909.


James Clerk Maxwell 1831-1879

Célebre físico e matemático nascido na Escócia e morto nesta mesma cidade, é considerado o fundador da teoria electromagnética, desenvolvendo vários estudos no campo dos fenómenos electromagnéticos. Cursou os seus estudos na Universidade de Edimburgo e depois em Cambridge. Graças às suas qualidades, pode ingressar no “Trinity College”, onde terminou os seus estudos quatro anos mais tarde. Baseando-se em trabalhos de Faraday, Thomson, Coulombe e Ampère, os seus principais apontamentos na ciência física são: a teoria que leva o seu nome conhecida como “Teoria Electromagnética da Luz”, o seu famoso tratado “Electricidade e Magnetismo” e muitos outros. A Comissão Electrotécnica Internacional reunida em Oslo em 1931, resolveu dar o nome de Maxwell à unidade de fluxo magnético em memória deste famoso sábio.
Maxwell não chegou a conhecer nenhuma onda produzida por métodos eléctricos, visto que somente depois da sua morte se conseguiu alcançar este objectivo.








Histórico:
- Criado em 2018-01-23.

- Actualização 2018-01-23 - Imagens, especificações, outra informação e reformulação geral, novo formato.
- Actualização 2018-07-01 - Imagens.

Sem comentários:

Enviar um comentário