Réplica de rádio - Rádio com pernas em caixa de madeira
Marca D-MAIL - Wooden Antique Radio -
Modelo Classic 1936
Ano 1997
País Itália
Caixa em Madeira
Altura 27 cm
Altura com pernas 76 cm
Reprodutor/leitor de Cassetes
Fonte de alimentação AC 220; 240 Volt
Alto-falante colocado por baixo do rádio.
Modelo Classic 1936
Ano 1997
País Itália
Número de série
TransístoresCaixa em Madeira
Altura 27 cm
Altura com pernas 76 cm
Largura 36 cm
Profundidade 88 cm
Peso 4 kg
Bandas de ondas OM/MW, FMProfundidade 88 cm
Peso 4 kg
Reprodutor/leitor de Cassetes
Fonte de alimentação AC 220; 240 Volt
Alto-falante colocado por baixo do rádio.
NOTA: Se alguém conhecer o modelo original a partir desta réplica por favor deixe um comentário.
Vista de frente e lateral (leitor de cassetes). |
Vista de cima |
Vista de frente da caixa do rádio |
Escala de ondas, selecção ondas e cassete, sintonizador, On/Off e Volume. |
Pormenor |
Leitor de cassetes |
Traseira |
Interior |
Alto-falante por baixo do rádio |
Não tenho informação disponível.
Manual |
Manual |
Manual |
Esquema |
HISTÓRIA DA RÁDIO: ALGUNS PIONEIROS NO MUNDO DA RÁDIO
P. Roberto Landell de Moura 1861-1928
Foi um padre católico, cientista e inventor brasileiro, predecessor de Marconi e de outros. Padre Roberto Landell de Moura, gaúcho, nascido em 21 de Janeiro de 1861.
Teve muitas dificuldades técnicas e financeiras para desenvolver suas pesquisas, trabalhou a maior parte do tempo sozinho e encontrou muita resistência e incredulidade por parte de autoridades e da população, o que impediu que seu reconhecimento em vida fosse mais amplo, mas em certas esferas sua estatura científica foi devidamente apreciada e sabe-se que rejeitou oportunidades de divulgar seus inventos. Assim, a ideia popular que se formou em torno dele como um perseguido, injustiçado e sofrido cientista enfrentando um mundo insensível e obscurantista, se tem uma parte de verdade, tem também seu lado de mito romântico. A sua biografia ainda tem muitas lacunas e do seu legado científico apenas parte foi estudado, havendo muita documentação manuscrita ainda por explorar. Seja como for, no Brasil já recebeu uma série de homenagens e reconhecimentos oficiais. É cidadão honorário da cidade de São Paulo, patrono da Ciência, da Tecnologia e da Inovação do município de Porto Alegre, patrono dos radio-amadores brasileiros, e em 2012, por decreto presidencial, seu nome foi inscrito no Livro dos Heróis da Pátria.
O padre-cientista, construiu diversos aparelhos que expôs ao público na capital Paulista em 1893, tais como:
- Teleauxiofono - Telefonia com fio;
- Caleofono - Telefonia com fio;
- Anematófono - Telefonia sem fio;
- Teletexto - Telegrafia fonética, sem fio, com o qual duas pessoas podem comunicar sem serem ouvidas por outras;
- Edífono - Destinado a mitigar ou suavizar e depurar as vibrações parasitas da voz fonografada, reproduzindo-a ao natural.
No ano de 1900, enquanto o grande feito de Marconi não ultrapassava a distância de 24 quilómetros, o Padre Landell de Moura obtinha do governo brasileiro a carta patente n.º 3279, reconhecendo-lhe os méritos de pioneirismo científico, universal, na área das telecomunicações.
Em 1901, o Padre Landell de Moura, embarcou para os Estados Unidos e em fins de 1904, o The Patent Office at Washintong concedeu-lhe três cartas patentes: para o telégrafo sem fio, para o telefone sem fio e para o transmissor de ondas sonoras. Poderia considerar-se o Padre Landell de Moura o precursor nas transmissões de vozes e ruídos. As suas patentes demonstram isso.
Guglielmo Marconi 1874-1937
Provavelmente, o nome mais associado à invenção do rádio em todo o mundo, devido às suas descobertas no campo da transmissão e recepção de sinais sem fios. Nascido numa família muito próspera na Bolonha, Itália, Marconi cursou a Universidade de Griffone, abandonando-a para se dedicar às suas investigações sobre as ondas hertzianas.
É considerado o descobridor da telegrafia sem fios, por ter coordenado todos os esforços dos principais investigadores da época.
Em 1896, Marconi recebe na Inglaterra uma patente sobre ” Aparelho de transmissão de impulsos eléctricos e de sinais” no qual se utilizava o Excitador de Hertz, o Cohesor de Branly e a Antena de Popov.
Marconi recebeu uma infinidade de condecorações pelo seu incansável trabalho de investigação no campo das comunicações. Foi membro da maioria das entidades científicas e Presidente da Academia Real Italiana, tendo recebido o prémio Nobel de Física em 1909.
James Clerk Maxwell 1831-1879
Célebre físico e matemático nascido na Escócia e morto nesta mesma cidade, é considerado o fundador da teoria electromagnética, desenvolvendo vários estudos no campo dos fenómenos electromagnéticos. Cursou os seus estudos na Universidade de Edimburgo e depois em Cambridge. Graças às suas qualidades, pode ingressar no “Trinity College”, onde terminou os seus estudos quatro anos mais tarde. Baseando-se em trabalhos de Faraday, Thomson, Coulombe e Ampère, os seus principais apontamentos na ciência física são: a teoria que leva o seu nome conhecida como “Teoria Electromagnética da Luz”, o seu famoso tratado “Electricidade e Magnetismo” e muitos outros. A Comissão Electrotécnica Internacional reunida em Oslo em 1931, resolveu dar o nome de Maxwell à unidade de fluxo magnético em memória deste famoso sábio.
Maxwell não chegou a conhecer nenhuma onda produzida por métodos eléctricos, visto que somente depois da sua morte se conseguiu alcançar este objectivo.
Histórico:
- Criado em 2018-01-23.
- Actualização 2018-01-23 - Imagens, especificações, outra informação e reformulação geral, novo formato.
- Actualização 2018-07-01 - Imagens.
Sem comentários:
Enviar um comentário