quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Réplica de rádio IV - Rádio D-MAIL Wooden Antique Radio - Genérico

Até agora o blogue tem sido dedicado a mostrar todos os rádios a válvulas e restantes equipamentos. Nos restantes equipamentos e eu nunca percebi porquê, estão incluídas réplicas de rádios antigos com transístores. Uma das grandes vantagens está no consumo de electricidade, uma ínfima parte de modelo correspondente a válvulas.


Réplica de rádio - Rádio D-MAIL Wooden Antique Radio - Genérico





Marca D-MAIL - Wooden Antique Radio
Modelo Genérico
Ano 1997
País Itália


Número de série


Transístores
Caixa em Madeira
Altura 30 cm
Largura 20 cm
Profundidade 14 cm
Peso 2 kg

Bandas de ondas OM/MW, FM

Fonte de alimentação AC 220; 230 Volt

Mostrador com a escala de ondas retro-iluminado.

Rádio nostálgico com monitores e controles clássicos. Sintonizador FM / AM com escala de banda iluminada.
O design visual nostálgico enfatiza os clássicos controles de rádio e elementos de exibição embalados numa atraente caixa de madeira. É adornado com detalhes como grelhas de alto-falante cobertas de tecido, guarnição de tira dourada e uma escala de banda iluminada com controles de grande volume e frequência. A antena de arame na parte de trás garante uma recepção perfeita e pode ser discretamente escondida sem destruir o carácter nostálgico do rádio.
Com uma forma compacta e baixo peso, o rádio pode caber facilmente em qualquer lugar.



NOTA: Se alguém conhecer o modelo original a partir desta réplica por favor deixe um comentário.


Escala retro-iluminada, Volume, botões de AM / FM / On-Off, Sintonização
Vista lateral

Traseira


Interior




















Não tenho informação disponível.























HISTÓRIA DA RÁDIO: ALGUNS PIONEIROS NO MUNDO DA RÁDIO

Arthur Korn 1870-1945


Nascido no ano de 1870 em Breslau, Alemanha, foi educado em Paris, foi professor de física na Universidade de Munich de 1903 a 1908 e posteriormente na Politécnica de Charlotenburg em Berlim até 1935.
Conhecido pelas suas experiências e inventor de um método de transmissão de fotografias por telégrafo, mais tarde conhecida como fax. A primeira fotografia enviada por telégrafo foi de Munich a Berlim em 1907 utilizando o seu método.
Em 1935, de descendência judaica, foi demitido de seu cargo com o surgimento do Partido Nazi.
Em 1939, ele deixou a Alemanha com sua família e mudou-se para os Estados Unidos, entrando pelo México. Assumiu a cadeira em física e matemática no Stevens Institute of Technology em Hoboken, Nova Jersey. Ele morreu em Jersey City, Nova Jersey, em 1945.

 

Irving Langmuir 1881-1957

O trabalho de Irving Langmuir conduziu a duas invenções principais: a válvula de emissão de electrões e a lâmpada incandescente. Nascido em Brooklyn, Langmuir foi educado nas escolas públicas de Nova Iorque e Paris, em França. Tornou-se Bacharel na Columbia University School of Mines e Ph.D. em química na Universidade de Gottingen na Alemanha onde estudou com o futuro Prémio Nobel Walther Nernst.
O primeiro trabalho profissional foi como instrutor de química em New Jersey de 1906 a 1909. De lá mudou-se para o Laboratório de Pesquisa da General Electric em Schenectady, Nova Iorque. O que começou como um trabalho de verão, floresceu numa carreira na companhia que durou o resto da sua vida. Enquanto esteve na G.E., Langmuir registou 63 patentes e foi laureado com o prémio Nobel de química em 1932, bem como outras numerosas honras. A ele se deve a descoberta de que com o tratamento de óxido de tungstita na construção dos filamentos de tungstênio, com certos compostos de tório, o filamento converte-se em tungsténio toriado e a emissão electrónica aumenta consideravelmente.
Este trabalho levou directamente à invenção da válvula electrónica em 1912 e a lâmpada incandescente a gás em 1913. Langmuir foi responsável por muitas descobertas científicas básicas que representaram um papel fundamental no desenvolvimento de produtos eléctricos comerciais. As contribuições para a teoria atómica e a compreensão da estrutura atómica lançaram luz no significado de isótopos.

 

Mahlon Loomis 1826-1886

Nascido em Nova Iorque, e dentista de profissão, interessou-se por electricidade, realizando várias experiências sobre os efeitos da electricidade no crescimento de vegetais. O seu trabalho em comunicação sem fios – embora não fosse de facto comunicação de rádio – poderia ter sido bem mais importante se isto não tivesse interferido na economia do dia a dia. Nunca teve o apoio financeiro para continuar o seu trabalho. Entre as outras experiências que realizou, destaca-se a tentativa de substituir baterias com electricidade captada da atmosfera – tentou empinar papagaios prendendo fios metálicos para juntar esta electricidade.

 

William Gilbert 1544-1603

Nascido na Inglaterra, serviu a Rainha Elizabeth I como médico. Durante a sua vida, efectuou muitas experiências no campo do magnetismo, publicou as primeiras teorias compreensíveis sobre o magnetismo, baseado na sua suposição de que a Terra era um grande imã. Os pilotos modernos de aviões utilizam pelo menos duas das suas descobertas: Mergulho Magnético e Variação Magnética de uma bússola.








Histórico:
- Criado em 2018-01-25.

- Actualização 2018-01-25 - Imagens, especificações, outra informação e reformulação geral, novo formato.

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Réplica de rádio III - Rádio D-MAIL modelo Classic 1936

Até agora o blogue tem sido dedicado a mostrar todos os rádios a válvulas e restantes equipamentos. Nos restantes equipamentos e eu nunca percebi porquê, estão incluídas réplicas de rádios antigos com transístores. Uma das grandes vantagens está no consumo de electricidade, uma ínfima parte de modelo correspondente a válvulas.


Réplica de rádio - Rádio com pernas em caixa de madeira






Marca D-MAIL - Wooden Antique Radio -
Modelo Classic 1936
Ano 1997
País Itália


Número de série

Transístores
Caixa em Madeira
Altura 27 cm
Altura com pernas 76 cm
Largura 36 cm
Profundidade 88 cm
Peso 4 kg

Bandas de ondas OM/MW, FM

Reprodutor/leitor de Cassetes

Fonte de alimentação AC 220; 240 Volt 


Alto-falante colocado por baixo do rádio.



NOTA: Se alguém conhecer o modelo original a partir desta réplica por favor deixe um comentário.



Vista de frente e lateral (leitor de cassetes).
Vista de cima

Vista de frente da caixa do rádio
Escala de ondas, selecção ondas e cassete, sintonizador, On/Off e Volume.
Pormenor
Leitor de cassetes











 

Traseira
Interior
 














Alto-falante por baixo do rádio










Não tenho informação disponível.









Manual


Manual

Manual
Esquema










HISTÓRIA DA RÁDIO: ALGUNS PIONEIROS NO MUNDO DA RÁDIO

P. Roberto Landell de Moura 1861-1928

Foi um padre católico, cientista e inventor brasileiro, predecessor de Marconi e de outros. Padre Roberto Landell de Moura, gaúcho, nascido em 21 de Janeiro de 1861.

Teve muitas dificuldades técnicas e financeiras para desenvolver suas pesquisas, trabalhou a maior parte do tempo sozinho e encontrou muita resistência e incredulidade por parte de autoridades e da população, o que impediu que seu reconhecimento em vida fosse mais amplo, mas em certas esferas sua estatura científica foi devidamente apreciada e sabe-se que rejeitou oportunidades de divulgar seus inventos. Assim, a ideia popular que se formou em torno dele como um perseguido, injustiçado e sofrido cientista enfrentando um mundo insensível e obscurantista, se tem uma parte de verdade, tem também seu lado de mito romântico. A sua biografia ainda tem muitas lacunas e do seu legado científico apenas parte foi estudado, havendo muita documentação manuscrita ainda por explorar. Seja como for, no Brasil já recebeu uma série de homenagens e reconhecimentos oficiais. É cidadão honorário da cidade de São Paulo, patrono da Ciência, da Tecnologia e da Inovação do município de Porto Alegre, patrono dos radio-amadores brasileiros, e em 2012, por decreto presidencial, seu nome foi inscrito no Livro dos Heróis da Pátria.
 

O padre-cientista, construiu diversos aparelhos que expôs ao público na capital Paulista em 1893, tais como:
  • Teleauxiofono - Telefonia com fio;
  • Caleofono - Telefonia com fio;
  • Anematófono - Telefonia sem fio;
  • Teletexto - Telegrafia fonética, sem fio, com o qual duas pessoas podem comunicar sem serem ouvidas por outras;
  • Edífono - Destinado a mitigar ou suavizar e depurar as vibrações parasitas da voz fonografada, reproduzindo-a ao natural.
Nesta ocasião, estabeleceu os princípios básicos em que se fundamentaria todo o progresso e a evolução das comunicações, tal como conhecemos hoje. As suas teses, firmadas antes de 1890, previram a “telegrafia sem fio”, a “radio-telefonia”, a “radiodifusão”, os “satélites de comunicações” e os “raios laser”.
No ano de 1900, enquanto o grande feito de Marconi não ultrapassava a distância de 24 quilómetros, o Padre Landell de Moura obtinha do governo brasileiro a carta patente n.º 3279, reconhecendo-lhe os méritos de pioneirismo científico, universal, na área das telecomunicações.
Em 1901, o Padre Landell de Moura, embarcou para os Estados Unidos e em fins de 1904, o The Patent Office at Washintong concedeu-lhe três cartas patentes: para o telégrafo sem fio, para o telefone sem fio e para o transmissor de ondas sonoras. Poderia considerar-se o Padre Landell de Moura o precursor nas transmissões de vozes e ruídos. As suas patentes demonstram isso.


Guglielmo Marconi 1874-1937

Provavelmente, o nome mais associado à invenção do rádio em todo o mundo, devido às suas descobertas no campo da transmissão e recepção de sinais sem fios. Nascido numa família muito próspera na Bolonha, Itália, Marconi cursou a Universidade de Griffone, abandonando-a para se dedicar às suas investigações sobre as ondas hertzianas.
É considerado o descobridor da telegrafia sem fios, por ter coordenado todos os esforços dos principais investigadores da época.
Em 1896, Marconi recebe na Inglaterra uma patente sobre ” Aparelho de transmissão de impulsos eléctricos e de sinais” no qual se utilizava o Excitador de Hertz, o Cohesor de Branly e a Antena de Popov.
Marconi recebeu uma infinidade de condecorações pelo seu incansável trabalho de investigação no campo das comunicações. Foi membro da maioria das entidades científicas e Presidente da Academia Real Italiana, tendo recebido o prémio Nobel de Física em 1909.


James Clerk Maxwell 1831-1879

Célebre físico e matemático nascido na Escócia e morto nesta mesma cidade, é considerado o fundador da teoria electromagnética, desenvolvendo vários estudos no campo dos fenómenos electromagnéticos. Cursou os seus estudos na Universidade de Edimburgo e depois em Cambridge. Graças às suas qualidades, pode ingressar no “Trinity College”, onde terminou os seus estudos quatro anos mais tarde. Baseando-se em trabalhos de Faraday, Thomson, Coulombe e Ampère, os seus principais apontamentos na ciência física são: a teoria que leva o seu nome conhecida como “Teoria Electromagnética da Luz”, o seu famoso tratado “Electricidade e Magnetismo” e muitos outros. A Comissão Electrotécnica Internacional reunida em Oslo em 1931, resolveu dar o nome de Maxwell à unidade de fluxo magnético em memória deste famoso sábio.
Maxwell não chegou a conhecer nenhuma onda produzida por métodos eléctricos, visto que somente depois da sua morte se conseguiu alcançar este objectivo.








Histórico:
- Criado em 2018-01-23.

- Actualização 2018-01-23 - Imagens, especificações, outra informação e reformulação geral, novo formato.
- Actualização 2018-07-01 - Imagens.

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Réplica de rádio II - Rádio ROADSTAR modelo TRA-1957/WD

Até agora o blogue tem sido dedicado a mostrar todos os rádios a válvulas e restantes equipamentos. Nos restantes equipamentos e eu nunca percebi porquê, estão incluídas réplicas de rádios antigos com transístores. Uma das grandes vantagens está no consumo de electricidade, uma ínfima parte de modelo correspondente a válvulas.


Réplica de rádio - Rádio ROADSTAR modelo TRA-1957/WD







Marca Roadstar
Modelo TRA-1957/WD
Ano 2008
País Suíça


Número de série 900447 0799

Transístores
Caixa em Plástico
Altura 28 cm
Largura 34 cm
Profundidade 8 cm
Peso 2 kg

Bandas de ondas OM/MW, OL/LW, FM

Fonte de alimentação AC 230 Volt/ DC 6 x Pilhas UM-2



O modelo apresentado é uma réplica do rádio inglês com marca BUSH RADIO e modelo TR82B, fabricado durante os anos de 1959 a 1962. O original só tinha as ondas OM/MW e OL/LW e utilizava baterias de 9 volts.
Foram ainda lançados os modelos:
- TR82C (Mark1) com alterações estéticas e todos os transístores do tipo OC;
- TR82C (Mark2) com alterações estéticas e transístores do tipo OC e AF117. Entrada para auscultadores de lado.
Resta acrescentar que é o rádio portátil mais popular e familiar inglês, actualmente ainda é usado em programas da BBC.
Devido ao sucesso do modelo original a própria BUSH RADIO lançou uma réplica em 1997 como modelo  TR82/97, este modelo já incluía FM.




Escala de ondas

Selecção de ondas, on/Off + Volume, Tonalidade, auscultadores

Traseira com antena extensível.

Interior e local para as pilhas

Marca, modelo e número de série.


































O modelo original BUSH modelo TR82B tinha os seguintes 7 transístores: 1 x OC44, 2 x OC45, 4 x OC72, 1 x OA70.











Catálogo
Especificações




























Para que se possa comparar os modelos de seguida publico imagens do rádio portátil BUSH, réplica que a própria marca lançou em 1997 como modelo TR82/97, este modelo já incluía FM.


















































RÁDIO DE HOTEL COM MOEDAS

Após o final da Segunda Guerra Mundial, os proprietários de hotéis de alto nível receberam queixas de clientes de que a recepção de rádio nos quartos era muito pobre. O problema era uma combinação de sinais fracos devido ao aço estrutural nos edifício combinado com interferência eléctrica.


A Hotel Radio Co. (HRC) foi contratada para projectar e fabricar um rádio com um estágio RF e uma imunidade muito boa às interferências electromagnéticas. O dono da HRC era um homem chamado Frawley, alguns dos rádios vendidos pelo Hotel Radio Co. tinham como marca Frawley gravada numa etiqueta, os restantes tinham o nome do Hotel ao qual foram vendidos.


Havia dois modelos feitos, um com o dispositivo de moeda e outro sem, no topo do rádio havia uma placa de latão a cobrir o buraco que havia sido cortado para o dispositivo de moeda.


O rádio pretendia ser um rádio do lado da cadeira, antes da era da televisão as pessoas passavam a noite ouvindo rádio, a escala de ondas estava ao contrário para ficar legivel quando se sintonizava sentado.








Histórico:
- Criado em 2018-01-22.

- Actualização 2018-01-22 - Imagens, especificações, outra informação e reformulação geral, novo formato.