terça-feira, 22 de abril de 2014

Gira-discos Philips modelo AG4025



























Marca Philips
Modelo AG 4025 W/00
Ano 1964
País Holanda

Número de série 139214

Válvulas 1
Caixa em Madeira e Plástico
Altura 17,8 cm
Largura 38,1 cm
Profundidade 33 cm
Peso 6,8 Kg

Fonte de alimentação AC 110; 127; 150; 220; 240 Volt

Velocidades 16, 33 1/3, 45 e 78 rotações por minuto.
Dimensão do prato giratório 31 cm 
Agulha Philips AG3310



Gira-discos portátil de 4 velocidades com amplificador mono de 2,5 W. Pick-up estéreo com agulhas de diamante e safira.




Fechado, exterior da coluna com alto-falante

Braço e comandos: Selecção de rotações; On/Off; Elevação do braço.

Coluna com alto-falante externo por dentro.

Comandos frontais: Tonalidade e Volume.

Ligações na traseira e selecção de voltagem.

Modelo e Número de série.




























1 x ECL86





















Agulha Philips AG3310, agulha de diamante e safira. Para substituir girar o porta-agulha em 180 graus.

















Catálogo Philips Audio  de 1963
Catálogo Philips Audio  de 1963















HISTÓRIA DA RÁDIO: ALGUNS DOS PIONEIROS DA RÁDIO



Nikola Tesla (1856-1943)


Nikola Tesla
foi um inventor, físico e engenheiro elétrico sérvio-americano. Tesla é famoso pelas contribuições para o projecto do sistema de electricidade de corrente alternada e por invenções que até hoje chamam a atenção da cultura popular.
Nascido em Smiljan Lika, Croácia, filho de um clérigo Ortodoxo sérvio, Tesla estudou em Joanneum, uma escola politécnica em Graz e na Universidade de Praga durante dois anos. 


Começou a trabalhar no departamento de engenharia do sistema de telegrafia austríaco, tornou-se um engenheiro eléctrico numa companhia de energia eléctrica em Budapeste, depois em Estrasburgo. Enquanto esteve na escola técnica, Tesla ficou convencido que os comutadores eram desnecessários em motores e quando começou a trabalhar numa companhia de energia, construiu um motor simples onde demonstrou a verdade da sua teoria.
Em 1884, Tesla veio para os Estados Unidos e uniu-se a Edison como um desenhador de dínamos.
Em 1887 e 1888, Tesla teve uma loja experimental na Rua da Liberdade, 89 ( 89 Liberty Street ) Nova Iorque, e lá inventou o motor de indução. Vendeu a invenção à a Westinghouse em Julho de 1888, continuou mais um ano em Petersburgo instruindo os engenheiros da Westinghouse.

Tesla obteve mais de 100 patentes na sua vida. Apesar das 700 invenções, Tesla não ficou rico. Durante muitos anos trabalhou no seu quarto no Hotel New York onde morreu.

Curiosidades sobre Tesla:

  • Ele foi um ambientalista
    Além de se preocupar com o consumo desenfreado de recursos do planeta, o inventor defendia o desenvolvimento de combustíveis renováveis e pesquisou métodos de gerar energia pelo solo e pelo ar, alternativas que poderiam substituir o consumo e impacto do combustível fóssil.
  • Imaginou a internet sem fio (em 1901)
    Enquanto desenvolvia um rádio transatlântico, Tesla imaginou um sistema que colectasse informações e pudesse transmiti-las para aparelhos portáteis. Muitas de suas ideias nunca iam além da sua imaginação, já que algumas não tinham como ser aplicadas, mas o conceito elaborado por ele era basicamente o que conhecemos como internet móvel hoje em dia.




Sir Joseph John Thomson (1856-1940)


Nascido em Cheetham Hill, Inglaterra, frequentou a Universidade de Cambridge e manteve uma associação com esta universidade durante a maior parte da sua vida. Foi laureado com o prémio Nobel em Física pelo seu trabalho na condução da electricidade através dos gases em 1906. O seu trabalho com Radiografias e tubos de raios catódicos convenceu-o que estes eram carregados com partículas de electrões e que a massa deles era 1,000 vezes menor que iões de hidrogénio.

As experiências de Thomson podem ser consideradas o início do entendimento da estrutura atómica. As suas experiências com o tubo de raios catódicos permitiu concluir de uma forma irrefutável a existência dos electrões. Os corpos são electricamente neutros, com a descoberta dos electrões de cargas negativa, concluiu-se também a existência dos protões. Isso dava um modelo de átomo constituído por uma esfera maciça, de carga eléctrica positiva, que continha electrões nela dispersos, esse modelo ficou conhecido como pudim de passas. Segundo Thomson, o número de electrões que contém o átomo deve ser suficiente para anular a carga positiva da massa. Se um átomo perdesse um electrão, carregaria positivamente, pois teria uma carga positiva a mais em sua estrutura com relação ao número de electrões, transformando-se em iões. A massa dos electrões é muito menor que a dos protões, assim, a massa do átomo seria praticamente igual à massa da esfera central (não se conhecia o núcleo do átomo), ou seja, igual à soma das massas dos protões.






Histórico:
- Criado em 2014-04-22

- Actualização 2018-01-07 - Imagens, outra informação e reformulação geral.
- Actualização 2018-05-14 - Novo formato e informação. 


Gira-discos Philips modelo 22 GF705





























Marca Philips
Modelo 22 GF705/04Z
Ano 1970
País Alemanha 
Número de série 409240

Transístores 10
Caixa em Plástico Moderno
Altura 13,5 cm
Largura 43 cm
Profundidade 25 cm
Peso 6,5 Kg.

Velocidades 33 1/3, 45 e 78 rotações por minuto.

Estéreo
2 Colunas externas Philips modelo 22EG705

Fonte de alimentação AC 110/240 volt






Fechado
Prato, braço e comandos
Em conjunto com as colunas
Prato
Braço, selector e comandos
Colunas (máximo 7W)

Modelo e número de série




























2 x AD161
2 x AD162
2 x BC108

2 x BC149

2 x BC158




























Agulha
Service manual



















Service manual - Gira-Discos

Service manual - Colunas de som








A RÁDIO E A GRANDE DEPRESSÃO NOS ESTADOS UNIDOS


A Grande Depressão, também conhecida como Crise de 1929, foi uma grande depressão económica que teve início em 1929, e que persistiu ao longo da década de 1930, terminando apenas com a Segunda Guerra Mundial. A Grande Depressão é considerada o pior e o mais longo período de recessão económica do século XX. Este período de depressão económica causou altas taxas de desemprego, quedas drásticas do produto interno bruto de diversos países, bem como quedas drásticas na produção industrial, preços de acções, e em praticamente todas as actividades económicas, em diversos países no mundo.

O dia 24 de Outubro de 1929 é considerado popularmente o início da Grande Depressão, mas a produção industrial americana já havia começado a cair a partir de Julho do mesmo ano, causando um período de leve recessão económica que se estendeu até 24 de Outubro, quando valores de acções na bolsa de valores de Nova Iorque, a New York Stock Exchange, caíram drasticamente, e tornou-se notícia em todo o mundo com o crash da bolsa (conhecido como Terça-Feira Negra). Assim, milhares de accionistas perderam, literalmente da noite para o dia, grandes somas em dinheiro. Muitos perderam tudo o que tinham. Essa quebra na bolsa de valores de Nova Iorque piorou drasticamente os efeitos da recessão já existente, causando grande deflação e queda nas taxas de venda de produtos, que por sua vez obrigaram ao encerramento de inúmeras empresas comerciais e industriais, elevando assim drasticamente as taxas de desemprego. O colapso continuou no dia 28 e no dia 29 de Outubro.

A rádio dada a rapidez da difusão da informação, desempenhou um papel um papel determinante no desencadeamento da vaga de pânico que se espalhou entre os investidores, que se desfizeram das acções e colocaram os bancos, sobretudo os mais pequenos, em situação de crise de liquidez. Contudo a única "culpa" que se poderia atribuir à rádio seria a de ter acelerado um processo determinado pela sobre-produção da industria norte-americana em relação à receptividade dos mercados, processo este que, em qualquer caso, teria sido inevitável.

Os efeitos da Grande Depressão foram sentidos no mundo inteiro. Estes efeitos, bem como sua intensidade, variaram de país a país. Outros países, além dos Estados Unidos, que foram duramente atingidos pela Grande Depressão foram a Alemanha, Países Baixos, Austrália, França, Itália, o Reino Unido e, especialmente, o Canadá. Porém, em certos países pouco industrializados naquela época, como a Argentina e o Brasil (que não conseguiu vender o café que tinha para outros países), a Grande Depressão acelerou o processo de industrialização. Praticamente não houve nenhum abalo na União Soviética, que tratando-se de uma economia socialista, estava económica e politicamente fechada para novas tecnologias não sendo assim afectada. Entre 1929 e 1932, o PIB mundial caiu em cerca de 15%.






Histórico:
- Criado em 2014-04-22

- Actualização 2018-01-07 - Imagens, outra informação e reformulação geral.
- Actualização 2018-01-25 - Novo formato.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Gravador Philips modelo EL3555A-00















Marca Philips
Modelo EL3555A-00
Ano 1965
País Holanda

Número de série 017289

Válvulas 3
Transístores 9
Caixa em Plástico Moderno
Altura 21,5 cm
Largura 35 cm
Profundidade 44 cm
Peso 10 Kg.

Pistas 4
Stereo

Fonte de Alimentação AC 110-245 Volt
Fechado






Frente
Botões e bobines

Comandos e controlos frontais

Ligações na traseira

Modelo e número de série





2 x ECL82
1 x EM87

















4 x AC172
1 x OA70
1 x AC125
4 x AC126


 

 

 




 

Service manual - Especificações técnicas

Esquema de componentes

Esquema








A RÁDIO NA PRIMEIRA GRANDE GUERRA

A rádio desempenhou um papel decisivo durante a Primeira Guerra Mundial. A Alemanha, o primeiro país que utilizou as comunicações Morse para as operações submarinas e para as emissões bélicas dos zepelins, encontrou-se de repente isolada quando foram interrompidas as comunicações transoceânicas por cabo. Assim, as iniciativas diplomáticas e a propaganda foram confiadas à nova agência de informação Transozean Gesellschaft, que se baseava na telegrafia sem fios. Mas os inimigos já tinham adoptado uma verdadeira comunicação radiofónica: desde 1915, os franceses utilizavam pequenos receptores-transmissores, antepassados dos modernos CB, que faziam parte do equipamento de todas as tropas aliadas. Graças a estes telefones sem fios, na primavera de 1918, quando a guerra recomeçou, os Aliados puderam manter os contactos entre a frente de combate e a retaguarda, assegurando assim a vitória.
(Fonte RBA)

A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

A Primeira Guerra Mundial foi uma guerra global centrada na Europa, que começou em 28 de Julho de 1914 e durou até 11 de Novembro de 1918. O conflito envolveu as grandes potências de todo o mundo, que organizaram-se em duas alianças opostas: os aliados (com base na Tríplice Entente entre Reino Unido, França e Império Russo) e os Impérios Centrais, o Império Alemão e a Áustria-Hungria. Envolveu mais de setenta milhões de militares, incluindo sessenta milhões de europeus, foram mobilizados numa das maiores guerras da história. Mais de nove milhões de combatentes foram mortos, foi o sexto conflito mais mortal na história da humanidade e que posteriormente abriu caminho para várias mudanças políticas, como revoluções em muitas das nações envolvidas.

A Primeira Guerra Mundial começou como um choque entre a tecnologia do século XX e tácticas do século XIX, com fatais e inevitáveis ​ consequências. No final de 1917, no entanto, os principais exércitos, que agora contavam com milhões de homens, modernizaram-se e usavam telefones, comunicações sem fio, carros blindados, tanques e aeronaves.
(Fonte WikiPédia) 

FRASES:
"Eu amo o facto de que, 35 anos depois, eu ainda ouço as minhas músicas no rádio."
Ronnie Spector (The Ronettes)






Histórico:
- Criado em 2014-04-03
- Actualização 2017-09-30 - Imagens, especificações, outra informação e reformulação geral.

- Actualização 2018-01-10 - novo formato.