sábado, 30 de agosto de 2014

Rádio Hallicrafers modelo S-240




































Marca Hallicrafters
Modelo S-240
Ano 1967
País Estados Unidos da América

Número de série 024000003217

Transístores 10
Caixa em Metal coberta com vinil e partes cromadas
Altura 17,3 cm
Largura 34,3 cm
Profundidade 17,3 cm
Peso 4,8 Kg

Bandas OM/MW, OC1/SW1, OC2/SW2, OC3/SW3, FM

Fonte de alimentação AC 105-125 Volt

Este rádio foi fabricado no Japão, com 5 ondas comercializado com etiqueta Hallicrafters. Este rádio foi fabricado em 1967, é aproximadamente do tamanho de uma caixa de sapatos, tem uma pequena antena chicote no canto direito.

Com base nas críticas lidas, o desempenho real deste rádio é realmente bom, tem um controlo de sintonia principal e outro de ajuste fino com muito boa sensibilidade.

Para trabalhar necessita estar ligado à "máquina" que neste caso é um transformador de 110 V - 220 V.




Mostrador e comandos lado esquerdo
Mostrador e comandos lado direito
Logotipo






Traseira










Modelo











Número de série











































































CAIXAS DE RÁDIOS - CATALIN

Quando a última das patentes de Leo Baekland expirou em 1926, vários químicos começaram a experimentar o composto de fenol-formaldeído e, em 1928, a resina refinou-se para uma mistura límpida. Mas os problemas persistiam com os requisitos de calor e pressão, e os enchimentos. O material transparente não conseguiu suportar a dureza da moldagem por pressão e os enchimentos necessários para tornar o material menos frágil.

Químicos de todo o mundo experimentaram e tentaram durante vários anos encontrar corantes que mantivessem a cor sob as condições necessárias para "definir" o material.

Finalmente, um grupo de químicos de uma empresa alemã desenvolveu uma forma de produzir corantes directamente do alcatrão de hulha. Combinado com quantidades variáveis ​​de água, os corantes podiam ser adicionados à resina para criar uma gama clara a opaca e com uma variedade de cores. A nova resina carregada de corante ainda não suportava o processo de moldagem, usaram um método chamado "fundição". A fundição diferia da moldagem de várias maneiras; o mais importante é que, quando o processo de fundição era concluído, o produto ainda exigia muito mais trabalho de fresagem, limagem e polimento para produzir a peça na sua forma final (produto acabado).

Em 1928, a American Catalin Corporation comprou os direitos de importação das empresas alemãs corantes para os Estados Unidos. O Catalin foi licenciado a várias empresas como Marblette, Joanite, Fiberloid, Du Pont e até Bakelite, que venderam a resina principalmente para serem usadas no fabrico de jóias de fantasia, itens decorativos, alças, anéis de guardanapo e outros pequenos produtos.

A variedade de cores fez com que a catalin chamasse a atenção dos fabricantes de rádio que até aí só utilizavam baquelite e plaskon, em 1937, os fabricantes de rádios Emerson, Fada e outros começaram a usar a catalin no fabrico das suas caixas de rádio. Apesar do fabrico ser complexo havia outra preocupação para os fabricantes de rádio, as características do material, no início os alemães descobriram que os seus corantes mudariam de cor dentro de alguns anos devido à falta de protecção de luz UV na resina e tentaram, sem sucesso, resolver o problema. Por este motivo é que actualmente vemos amarelo em vez de uma pérola branca e um verde-escuro e maçante em vez de um azul brilhante em nossos rádios.

Para conhecimento, a Bakelite Corporation afirmou ter descoberto o mesmo processo de tintura e fundição que os alemães (catalin), mas devido à sua natureza frágil e aos seus problemas de instabilidade, consideraram que o material resultante não era adequado para a produção.

Hoje, podemos ver outros problemas que a catalin e os seus corantes têm ao examinar os rádios, o material é um tanto instável e descobriu-se que a catalin tem a característica infeliz de encolher, a maioria dos rádios nos últimos sessenta anos de catalin reduziu uma meia polegada (porque é uma resina sólida sem reforço). Por este motivo os mostradores de vidro em rádios de catalin frequentemente estão quebrados ou rachados, além disso, a caixa ao encolher em torno do chassis metálico rígido faz com que seja impossível de remover sem danificar.

Exemplo de caixa de rádio em catalin, Emerson 400.





Histórico:
- Criado em 2014-08-30

- Actualização 2017-10-02 - Imagens, especificações, outra informação e reformulação geral.
- Actualização 2018-01-25 - Novo formato.

Sem comentários:

Enviar um comentário